(88)99216-3040

Unileão oferece dicas de como economizar energia elétrica em casa

Instituição é destaque na região do Cariri como referência em geração de energia limpa por meio de quase 3 mil placas solares instaladas no campus Lagoa Seca.

12/07/2021 15:08 pm - Atualizado em 13/07/2021 12:43 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

No dia 29 de junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste de 52% na tarifa da bandeira vermelha patamar dois e o novo valor deve representar um aumento nas contas de luz de quase 5%. Para colaborar com pessoas que querem economizar dinheiro no consumo de energia, a profa. Ana Isabel, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão, oferece dicas de atos simples que podem fazer a diferença no valor final da conta.

Entenda por que o aumento está acontecendo

Segundo a profa. Ana Isabel, o Brasil passa pela maior crise hídrica dos últimos 91 anos, registrando um nível de água abaixo do esperado nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Assim, o aumento da tarifa de bandeira vermelha é a forma que o Governo Federal encontra para forçar um racionamento de energia por parte da população.

Conscientização faz toda a diferença

Muito além do impacto que pode causar no bolso, o consumo exagerado de energia elétrica traz danos para o meio ambiente. Quando se economiza energia elétrica, por exemplo, as emissões de CO2 diminuem, reduzindo também a poluição do ar.

“Infelizmente, ainda há pouco interesse da maioria da população por fontes alternativas de energia limpa, como a solar e a eólica. Devemos aprimorar uma visão sustentável, utilizando os recursos naturais de tal forma que as futuras gerações tenham a mesma qualidade de vida, ou até mesmo melhor, da que temos hoje”, observa a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão.

Unileão produz energia limpa desde 2016

A Unileão se destaca na região do Cariri, no Ceará e no Nordeste como referência em geração de energia limpa por meio de quase 3 mil placas solares instaladas no campus Lagoa Seca. Desde 2016, a Instituição produziu mais de 3 milhões de kWh de energia renovável. Apenas no mês de junho de 2021, foram produzidos 107.474 kWh, o que representa 50 toneladas de CO2 que deixaram de ser jogadas na atmosfera e 30.000 árvores que deixaram de ser desmatadas.

Confira algumas dicas para economizar energia em casa:

  • Trocar lâmpadas comuns por lâmpadas de LED;
  • Aproveitar a iluminação natural e não acender luzes durante o dia;
  • Retirar os aparelhos elétricos da tomada enquanto não estão sendo utilizados;
  • Usar o ferro de passar uma única vez na semana, assim como a máquina de lavar roupas;
  • Evitar a utilização de chuveiro elétrico e ar-condicionado;
  • Plantar árvores para contribuir com a qualidade do ar da região, com o ciclo das chuvas e com a redução da temperatura no local onde estão plantadas.

Ingresse na Unileão em 2021.2

A Unileão disponibiliza diversos processos seletivos para aqueles que desejam buscar o sucesso por meio de uma carreira profissional construída com suporte de uma educação de qualidade. O processo seletivo de Transferidos ou Graduados 2021.2 oferece condições especiais durante todo o curso. Também é possível ingressar na Instituição utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e ainda concorrer a bolsas de estudo de até 100% e ilimitadas.


COMPARTILHE: