Aluna do curso de Direito da Unileão publica 4 pesquisas nos últimos semestres

Estudos abordam temas como covid-19 nas prisões brasileiras, ensino remoto e desigualdades sociais e punitivismo.

13/08/2021 08:26 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A aluna do 7º semestre do curso de Direito do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) Suzana Cysneiros Sampaio, em parceria com a aluna do curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Ana Laura Piase, publicou produtos acadêmicos nos últimos semestres a partir de pesquisas sobre diversos temas sociais.

Intitulado “Covid-19 nas Prisões Brasileiras: uma Análise Sob a Égide da Cultura do Encarceramento”, o estudo publicado na Revista Interfaces discute os impactos da pandemia nos presídios brasileiros, tendo em vista o acentuado déficit de vagas e superlotação, o que dificulta a aplicação das medidas de segurança contra a covid-19 nos estabelecimentos prisionais.

Confira aqui o trabalho sobre covid-19 nas prisões brasileiras!

Por sua vez, o artigo “Redução da maioridade penal no Brasil: incompatibilidade jurídica e social e sua aplicação”, publicado na Revista Estudantil Manus Iuris, aborda a criminalidade infantojuvenil e as propostas reducionistas, além dos problemas sociais relacionados às infrações cometidas por adolescentes.

Confira aqui a pesquisa sobre redução da maioridade penal no Brasil!

Publicado no XI Congresso Internacional ABRASD, o trabalho intitulado “Desigualdade e Infância no Brasil: Um Estudo Sobre a (in)aplicabilidade do Ensino Remoto de Forma Igualitária no Ensino Fundamental” debate o método do ensino remoto na educação escolar de crianças e adolescentes inseridos em situações de vulnerabilidade e desigualdade social.

Confira aqui o trabalho sobre desigualdade e infância no Brasil!

Já o artigo “Demanda punitiva na sociedade brasileira: um enfoque sob a criminologia crítica”, apresentado no XV Congresso de Direito UFSC, elucida o crescimento do punitivismo na sociedade brasileira e seu efeito na produção de normas penais mais rigorosas em casos socialmente problemáticos e complexos de serem julgados rapidamente.

Confira aqui o artigo sobre punição na sociedade brasileira!

“A Unileão me forneceu a base para pensar criticamente assuntos relacionados com as temáticas atuais que envolvem o Direito, auxiliando no meu interesse pela pesquisa”, observa a estudante Suzana Cysneiros, que é membra consultiva da Comissão de Direito Penal da OAB (Subseção Juazeiro do Norte/CE), pesquisadora da linha de Direito Internacional de Direitos Humanos no Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (UFC), pesquisadora do Laboratório de Ciências Criminais (IBCCRIM), além de pesquisadora no Grupo de Pesquisa e Extensão Direito EnCena (UFRN).

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.