(88)99216-3040

Data incentiva debate acerca da saúde masculina

Dados do IBGE mostram que homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que mulheres e apresentam maior incidência de certas doenças.

19/11/2021 08:00 am - Atualizado em 11/11/2021 09:23 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta sexta-feira (19), celebra-se o Dia Internacional do Homem, que tem como objetivo fazer a sociedade refletir sobre a saúde e bem-estar da população masculina. Além disso, a data busca debater a igualdade entre os gêneros na comunidade, no casamento, nas construções familiares e na educação dos filhos.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que mulheres e apresentam maior incidência de certas doenças.

De acordo com a profa. Halana Cecília, que ministra a disciplina de Saúde do Homem, Gênero e Sexualidade no curso de Enfermagem da Unileão, os homens estão mais suscetíveis a certas patologias quando comparados às mulheres. Esse fator, associado à baixa procura pelos serviços de saúde, contribui negativamente para a prevenção de doenças e do bem-estar.

As principais doenças que acometem a saúde dos homens são as cardiovasculares, como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE). O Diabetes Mellitus também provoca sérios prejuízos, seguida pelas neoplasias (câncer de próstata, no sistema respiratório e no digestivo), além das disfunções sexuais:  disfunção erétil e ejaculação precoce.

“Temos que chamar atenção para as causas externas, de acidentes e violência, que têm grande repercussão na vida dessa população, sendo uma das maiores causas de morte na atualidade”, observa a profa. Halana Cecília.

Cuidado com a saúde do homem no curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem da Unileão conta com a disciplina de Saúde do Homem, Gênero e Sexualidade, lecionada no oitavo semestre. Durante as aulas, os discentes têm a oportunidade de discutir as questões que afastam o homem do cuidado com sua saúde.

Além disso, por meio da disciplina, são realizadas ações de conscientização, como os eventos on-line “Workshop em Saúde do Homem”, que aconteceu no mês de setembro, o “Power na Enfermagem”, com lives que discutiram assuntos voltados à saúde do homem, praticando a interdisciplinaridade com outras duas disciplinas do semestre.

Neste mês de novembro, o curso está realizando a divulgação de newsletter com esse tema em redes sociais, além de outras atividades com discussões e apresentações de trabalhos científicos de forma virtual.

Unileão apoia a campanha Novembro Azul

Considerada a maior campanha em prol da saúde masculina, o Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase no câncer de próstata.


COMPARTILHE: