Estudantes com Fies e sem matrícula ativa em 2022.1 devem solicitar suspensão de contrato

Suspensão deverá ser solicitada no site do Fies e o contrato será retomado no semestre 2022.2.

06/05/2022 08:00 am - Atualizado em 09/05/2022 14:54 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) informa que os estudantes que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir do semestre 2018.1 e não se matricularam para o semestre 2022.1 devem solicitar a suspensão temporária dos seus contratos no site do Fies (SIFES), para que possam regularizar seus financiamentos. Os contratos suspensos no atual semestre deverão ser retomados em 2022.2. O prazo para a solicitação da suspensão encerra no dia 31 de maio.

Como funciona a suspensão temporária do Fies?

O Financiamento poderá ser suspenso temporariamente por até dois semestres consecutivos, mediante solicitação e apresentação de justificativa do estudante validada pela CPSA da Instituição de Ensino Superior (IES) de oferta do curso ou por iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Em casos excepcionais, a suspensão poderá ocorrer por mais de um semestre, o que deverá ser novamente justificado pelo estudante e validado pela CPSA, ou por mais dois semestres consecutivos, na ocorrência do encerramento de atividade de Instituição de Ensino aderente ao Fies, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), até que seja realizada a transferência para outra Instituição de Ensino.

Saiba mais informações sobre suspensão!

O processo de suspensão pode ser solicitado em qualquer momento?

A suspensão temporária da utilização do Financiamento deverá ser solicitada até o 15º dia dos meses de janeiro a maio, para o 1º semestre, e de julho a novembro, para o 2º semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.

A suspensão temporária do semestre para o qual o estudante não tenha feito a renovação semestral do Financiamento poderá ser solicitada em qualquer mês do semestre a ser suspenso e terá validade a partir do 1º dia do semestre suspenso.

Lembretes importantes para estudantes com Fies:

• Manter-se adimplente com os boletos de coparticipação/semestralidade. Os boletos devem ser pagos com antecedência mínima de 10 dias;
  • Ficar sempre atento(a) ao site da Unileão e às mensagens enviadas pela CPSA por e-mail e SMS;
  • Cumprir os prazos estabelecidos pelo programa semestralmente (aditamento de renovação, suspensão, dilatação ou transferência de curso);
  • Atualizar os dados cadastrais (e-mail, telefone etc) no sistema do Fies.

Em caso de dúvidas, os estudantes da Unileão que contrataram o Fies podem entrar em contato com o setor de Bolsas e Financiamentos pelo telefone (88) 2101-1034, pelo WhatsApp (88) 9 9216-3040 ou pelo e-mail [email protected].