(88)99216-3040
Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma das oportunidades que o Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO), juntamente com o Ministério da Educação (MEC), oferece para você que pretende ingressar ou já é aluno. Na Instituição, trabalhamos apenas com a modalidade FIES (não trabalhamos com a modalidade P-Fies).

A UNILEÃO dispõe de vagas para todos os cursos da IES e tem uma equipe especializada para auxiliar e repassar todas as orientações necessárias para conclusão do processo de inscrição e contratação do FIES. A equipe é formada pelos membros da CPSA e de apoio técnico.

Para contratá-lo, o candidato deve:

  • Ter feito o ENEM a partir da edição de 2010, ter nota igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação;
  • Possuir renda mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos;
  • Inscrever-se no processo seletivo no Sistema de Seleção do Fies.

Inscrição

O processo ocorre semestralmente (2 vezes por ano) e é feito online pelo site do Fies http://portalfies.mec.gov.br.

Seleção

Feita com base nas notas do Enem dos candidatos e na procura por cada curso.

Regra para manter o benefício

Confirmar o aditamento no sistema do Fies semestralmente

Ter rendimento acadêmico igual ou superior (75% das disciplinas cursadas), conforme exigência do programa.

Valor financiado

A porcentagem financiada varia. E o valor não financiado do curso é pago pelo estudante a IES (quando se trata de alunos no sifes o pagamento é feito em parcelas de coparticipação, diretamente na agência bancária).

Duração do financiamento

Válido pela duração do curso. Mas, se o estudante precisar de mais tempo para

terminar o curso, é possível pedir, até 2 vezes, a dilatação do tempo do Fies.

Pagamento

Durante o curso o estudante paga uma quantia mensal para cobrir os gastos operacionais do financiamento.

A fase de amortização começa a partir do 1o mês após a conclusão do curso.

É importante dizer que as condições de pagamento podem variar dependendo da edição do Fies e do tipo de contrato.

Fique ligado!

Acesse aqui o tutorial de inscrição FIES => http://portalfies.mec.gov.br/index.php#conheca-fies


Cronogramas

Horário de atendimento: segunda a sexta feira das 8h às 22h

Fone: (88) 2101 1034

E-mail: [email protected]

FNDE – Ministério da Educação   0800-616161

Núcleo de atendimento Bolsas e Financiamentos, Av. Padre Cícero, 2830, Cajuína São Geraldo, Juazeiro do Norte – Ceará

Aditamento

O aditamento é a renovação do financiamento que deve ser realizada pelo estudante semestralmente. O aditamento do contrato é iniciado pela CPSA e confirmado pelo estudante, utilizando senha e CPF cadastrado no SisFIES/SIFES.

Você deverá aguardar o recebimento das instruções para confirmação do seu aditamento, que serão enviadas pela CPSA no decorrer do semestre para o e-mail cadastrado no SisFIES/SIFES(Leia atentamente as instruções informadas no e-mail).

Atenção!

Mantenha suas parcelas não financiadas em dias para não ter dificuldades no momento de realizar o seu aditamento.

Semestre em referência

Prazo de Aditamento no SISFIES

Aditamento (Renovação)

Suspensão

Transferência - Curso/IES

Dilatação

Encerramento

1º/2021

Até 30/06/2021

Até 30/06/2021

Até 30/06/2021

Até 30/06/2021

21/05/2021

Semestre em referência

Prazo de Aditamento no SIFES

Aditamento (Renovação)

Suspensão

Transferência - Curso/IES

Dilatação

Encerramento

1º/2021

Até 16/07/2021

Até 16/07/2021

Até 31/05/2021

Até 15/01/2021

15/06/2021

O que é a dilatação de prazo de utilização do financiamento?

A dilatação é o aumento do prazo de utilização do financiamento por até 2 (dois) semestres consecutivos, caso o estudante não tenha concluído o curso até o último semestre do financiamento.

Para obter informações referente ao encerramento do FIES, consultar a Portaria Normativa nº 10 de 30 abril de 2010 e Portaria Normativa nº 209 de 07 de março de 2018.

O que é a suspensão temporária do contrato de financiamento estudantil?

É a suspensão temporária da utilização do financiamento mantida a duração regular do curso para fins de cálculo do prazo de amortização do financiamento.

A suspensão temporária da utilização do financiamento deverá ser solicitada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES/SIFES) até o 15º (décimo quinto) dia dos meses de janeiro a maio, para o 1º semestre, e de julho a novembro, para o 2º semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.

A suspensão temporária do semestre para o qual o estudante não tenha feito a renovação semestral do financiamento poderá ser solicitada em qualquer mês do semestre a ser suspenso e terá validade a partir do 1º (primeiro) dia do semestre suspenso.

A utilização do financiamento poderá ser suspensa temporariamente por até 2 (dois) semestres consecutivos, por solicitação do estudante e validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) do local de oferta de curso, ou por iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agente operador do FIES.

Excepcionalmente, por mais um semestre, na ocorrência de fato superveniente formalmente justificado pelo estudante e validado pela CPSA; ou por mais 2 (dois) semestres consecutivos, na ocorrência do encerramento de atividade de instituição de ensino aderente ao FIES, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, até que seja realizada a transferência de instituição de ensino.

Transferência de Curso/IES

De acordo a Portaria Normativa n°25, de 22 de dezembro de 2011,

Art. 2° o estudante poderá transferir de curso uma única vez na mesma instituição de ensino, desde que o período transcorrido entre o mês de início da utilização do financiamento e o mês de desligamento do estudante do curso de origem não seja superior a 18 (dezoito) meses.

Art. 5º A transferência integral de curso ou de instituição de ensino deverá ser realizada por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES/SIFES), mediante solicitação do estudante e validação pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento - CPSA de origem e de destino.

De acordo com Portaria N 535, de 12 de julho de 2020

"Art. 84-C. A transferência de que trata os arts. 84-A e 84-B desta Portaria:

I - somente será permitida a transferência nos casos em que a média aritmética das notas obtidas pelo estudante no Enem, utilizadas para sua admissão no Fies, for igual ou superior à média aritmética do último estudante pré-selecionado para o curso de destino no processo seletivo mais recente do programa em que houver estudante pré-selecionado para o financiamento estudantil; e

II - somente poderá ser efetuada para curso de destino em que já houver estudantes pré-selecionados nos processos seletivos do Fies por meio da nota do Enem."(NR)

Para maiores informações consultar: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Pagamento das parcelas de coparticipação


A coparticipação é o pagamento da parte não financiada para os estudantes que efetuaram a contratação no Novo FIES a partir de 1º/2018. O valor pago à Caixa é composto pelo valor da coparticipação, seguro prestamista, tarifa de serviço e taxa de administração.

O início da cobrança via Caixa ocorre de acordo com a data da contratação do FIES, de modo que ao valor pertinente a mês anterior deve ser pago pelo estudante diretamente à Instituição de Ensino.

A tabela a seguir exemplifica quando deve ocorrer o pagamento à IES ou a CAIXA, de acordo com a data da contratação do Novo FIES, no primeiro ou no segundo semestre do ano.



Como emitir a 2ª via do boleto de Coparticipação?

Para emitir o boleto do Novo FIES, não é necessário informar usuário e senha. O horário de funcionamento online é das 9h às 19h, em dias úteis.

Nos boletos constam o valor da mensalidade (não financiado) mais encargos do próprio Programa de Financiamento Estudantil-FIES e devem ser pagos nas agências da Caixa Econômica Federal-CEF.

Clique aqui para emitir a 2ª via do boleto de coparticipação.

________________________________________

Ressaltamos que a adimplência do estudante com os pagamentos mensais da coparticipação é condição necessária para efetivação do aditamento semestral do financiamento.

Considerando que o processamento do pagamento da coparticipação ocorre sistemicamente no prazo de 5 dias úteis, a CAIXA orienta que os estudantes inadimplentes realizem o pagamento das parcelas em aberto de forma a garantir que todos os procedimentos sejam concluídos em tempo hábil.

________________________________________

Parcelamento do valor da Coparticipação

Trata-se de modalidade que permite a regularização da coparticipação em atraso, através do parcelamento destes valores.

Cartilha Parcelamento Coparticipação

Contatos

Contato via WhatsApp

Email: [email protected]

Horário de atendimento on-line: 8h às 20h

Horário de atendimento presencial: 8h às 19h30min

CPSA

O que é a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA)?

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.

A Comissão é composta por cinco membros para cada Local de Oferta, sendo dois representantes da instituição de ensino, dois representantes da entidade máxima de representação estudantil da instituição de ensino e um representante do corpo docente da instituição de ensino.

MEMBROS DA CPSA