Curso de Direito da Unileão realiza visita técnica na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda

A ocasião reuniu estudantes do segundo semestre do curso de Direito da IES.

06/06/2022 08:30 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Direito do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizou uma visita técnica à Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, no município de Nova Olinda. A atividade multidisciplinar, coordenada pelos professores Pedro Adjedan David, Joseane Queiroz e Tamyris Madeira de Brito, ocorreu no dia 28 de maio e reuniu os alunos do segundo semestre do curso de Direito da IES.

A iniciativa partiu da realização das aulas nas disciplinas de Direito Constitucional 1, Direito Civil 1 e Antropologia Jurídica, considerando os conteúdos abordados em sala, como criação, finalidade e funcionamento das pessoas jurídicas de Direito Privado, importância e relação entre o fenômeno cultural e jurídico, dentre outros.

Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de observar na prática o funcionamento da Fundação, suas práticas culturais e as contribuições feitas por ela para a efetivação dos Direito Humanos Fundamentais previstos na Constituição Federal, além de conhecerem identidades locais, presenciarem expressões históricas, materialidade e imaterialidade cultural, e demais atividades importantes socialmente na região do Cariri.

Os professores que acompanharam os alunos na ação afirmam que a atividade foi além do caráter do ensino, “conduzindo o estudante a estabelecer uma postura de pesquisador e de extensionista, pensando e enxergando o fenômeno jurídico no contexto local, o que vai ao encontro do que está previsto no projeto político pedagógico do curso de Direito e na missão institucional da Unileão”, afirmam.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.