Aluna do curso de Direito da Unileão publica artigo no e-book do IV Congresso Nacional de Direito da URCA

A publicação pode ser acessada para leitura e download de forma gratuita.

09/06/2022 13:06 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A aluna do 7° semestre do curso de Direito do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), Cícera Fabiana Sousa Cruz, teve sua produção científica “O conflito entre o direito à liberdade de locomoção e o direito à saúde durante a pandemia de Covid-19” publicada no e-book do IV Congresso Nacional de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA) – “Direito e Covid 19: Os reflexos da pandemia nas questões jurídicas”. O artigo pode ser acessado para leitura e download gratuitamente por meio deste link.

O trabalho discorre acerca dos conflitos levantados pela pandemia da Covid-19 entre diversos direitos fundamentais resguardados pela Constituição Federal à população. No artigo, a problemática é investigada cuidadosamente. “Foi uma abertura para compreender as modificações sociais, econômicas, culturais e políticas do país, decorrentes da pandemia do coronavírus”, comentou Fabiana.

A estudante desenvolveu o artigo em conjunto com o professor orientador, Cristóvão Teixeira, docente da Urca, mestre em Ciências jurídicas pela UFPB, doutorando em Educação e coordenador do grupo de estudos que Fabiana faz parte, o Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos (GEDHUF). Os incentivos para produzir no campo da pesquisa partiram tanto das atividades extracurriculares, como o GEDHUF e ações de extensão vinculadas a ele, quanto da trajetória vivenciada no curso de Direito da Unileão.

Confira a publicação!

Fabiana conta que sempre teve afinidade com a área da pesquisa e desde o ensino médio procurava ir além dos ensinamentos passados em sala de aula. Ao ingressar na graduação, foi encorajada por professores e colegas a investir tempo e dedicação em trabalhos acadêmicos para submeter nos congressos, como o Unileão Científico. A estudante se encontrou no meio e procurou participar de mais atividades de extensão que encorajassem a produção científica na área.

“Em questão de formação, não vai bastar eu apenas ter um diploma, ou então saber o Direito propriamente dito, técnico. É importante que a gente conheça a realidade para além disso, onde a gente consiga realmente ver essas problemáticas no nosso dia a dia. E a pesquisa vem justamente para permitir que você tenha essa abrangência, esse conhecimento maior. O que me motiva na área da minha futura profissão é justamente isso, é buscar essas mudanças sociais, ver realmente como aquilo está funcionando e se o direito está sendo realmente praticado”, explica a aluna.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.