(88)99216-3040

Curso de Direito da Unileão presta atendimentos jurídicos a Organizações da Sociedade Civil da região do Cariri

As ações são desenvolvidas em parceria com a ONG União Popular Pela Vida (UPPV), do município de Missão Velha.

14/06/2022 15:18 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na região do Cariri, existem diversas Organizações da Sociedade Civil atuantes que ainda não possuem as documentações necessárias para a regularização. Foi a partir da observação dessa realidade que o curso de Direito do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) se uniu em parceria com a ONG União Popular Pela Vida (UPPV), do município de Missão Velha, e seu projeto Agência Social: Rede Cariri Sustentável, vinculado à plataforma do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), para prestar auxílio à população com a ação de extensão “Atendimentos Jurídicos a Organizações da Sociedade Civil da região do Cariri”.

A ação, coordenada pelos professores do curso de Direito, Jânio Taveira Domingos e Joseane Queiroz, é voltada ao acompanhamento das organizações, possibilitando apoio jurídico para verificar as pendências burocráticas de documentações necessárias para que possam se regularizar e exercer suas atividades sociais. O projeto conta com vinte alunos voluntários do 3° ao 10° semestre do curso de Direito da Unileão na prestação dos serviços e cinco professores apoiadores, além dos coordenadores da ação.

Os acadêmicos estão passando por capacitações, com a finalidade de melhor atender o público-alvo. Já foram realizados três treinamentos conduzidos pelos professores e uma palestra ministrada pelo integrante da MROSC, especialista em Terceiro Setor, Nailton Cazumbá, com o tema “Estatuto Social – Legislação e Estrutura”, que ocorreu no dia 6 de junho. No fim da programação, os alunos prestaram atendimento a sete associações dos municípios de Juazeiro do Norte, Missão Velha, Crato e Barbalha.

“Tem sido muito bom e gratificante para mim participar desse projeto, pois além de me aprofundar na área da assessoria jurídica colocando em prática os conhecimentos aprendidos durante a formação, eu também posso auxiliar a comunidade e as associações da sociedade. Colocar em prática o que aprendemos de forma teórica em sala de aula me auxiliou como aluna a me identificar cada vez mais com o curso de Direito e com a carreira de advogada. A importância de ações e parcerias como essa fica evidente devido ao apoio prestado à comunidade e às associações beneficiadas”, relatou a aluna do 5° semestre do curso de Direito da Unileão e voluntária da ação, Mary Jhoyce Rodrigues Ramos.

O Líder Social da UPPV e coordenador do Projeto Agência Social: Rede Cariri Sustentável, Raimundo Inaldo Alves Araújo, comentou sobre o público atendido e a importância da parceria com o curso de Direito da Unileão. “São organizações que desenvolvem trabalhos sociais, culturais, educacionais de grande importância para suas comunidades, sejam com crianças, adolescentes, jovens e famílias. O olhar da Unileão sobre as Organizações Sociais do Cariri está sendo fundamental para a consolidação de ações comunitárias de base e transformação social. Nossa gratidão à Instituição pela imediata aceitação e, principalmente, o compromisso cidadão com as diversas pessoas atendidas nas Organizações sociais beneficiadas”, afirmou.

Saiba mais sobre a União Popular Pela Vida (UPPV) e seus projetos nas redes sociais: Instagram @uppvmissaovelha, e Facebook @UPPVCOMUNIDADE.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.


COMPARTILHE: