Egressa do curso de Direito da Unileão atua como Procuradora Adjunta do município de Quixelô, Ceará

A advogada se formou em 2020 e hoje também atua como docente no ensino superior.

22/09/2022 15:47 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Natural de Iguatu, a egressa Rayanna Cândido, formada em Direito pela Unileão no ano de 2020, alcançou destaque na sua área de atuação e hoje é advogada, professora em uma Instituição de Ensino Superior, e Procuradora Adjunta do município de Quixelô, no Ceará, onde trabalha diretamente na área do direito administrativo.

A egressa relata que recebeu a proposta para começar a trabalhar na procuradoria logo após receber sua carteira da OAB, em fevereiro de 2021, e foi nesse mesmo período que também começou a advogar. No segundo semestre do mesmo ano, ela fez a seleção para assumir uma vaga de professora no curso de Direito de uma faculdade, onde foi selecionada. Em sua trajetória como professora, Rayanna já ministrou as disciplinas de Práticas Jurídicas I, Direito do Consumidor e Práticas Jurídicas III.

“Apesar de não ser tão tranquila, essa inserção no mercado de trabalho vale a pena. Vale a pena insistir. Vale a pena persistir até que você consiga, de fato, ganhar uma estabilidade, porque é muito prazeroso quando você consegue”, afirma Rayanna, sobre a experiência de se inserir profissionalmente no ramo.

Trajetória acadêmica

No ensino médio, Rayanna tinha dúvidas entre Direito e a área da saúde, chegando até a fazer um curso técnico em Enfermagem, com o qual não se identificou. Quando decidiu ingressar na graduação, optou pelo Direito e se encontrou. A egressa iniciou o ensino superior em Fortaleza, até decidir solicitar transferência para a Unileão, onde construiu uma carreira de sucesso, baseada em esforço, dedicação e experiências.

Foi na graduação que Rayanna entendeu a importância de participar e se inserir em atividades extracurriculares, tanto para enriquecer a formação profissional, quanto para exercitar qualidades importantes na vida pessoal, como empatia e comunicação.

Logo entre o primeiro e o segundo ano do curso, a egressa começou a se interessar pelo Programa de Monitoria oferecido pela Unileão, visto que sempre gostou da área da docência. Sua primeira monitoria foi na cadeira de Introdução ao Estudo do Direito, com a professora Joseane de Queiroz, onde permaneceu por um ano. Rayanna também foi monitora por 2 anos da cadeira de Direito Penal, ministrada pelo professor André Jorge.

Durante os anos de sua formação, a procuradora aproveitou as oportunidades de participar em eventos que agregaram valor ao seu currículo. “Eu sempre fui muito ativa dentro da instituição, sempre gostei de fazer muita coisa. Eu participei do Leão Juris, do Congresso Interdisciplinar de Direito, Arte e Cultura (CIDAC), participei de sarau”, contou.  Além disso, Rayanna fez parte de um grupo de estudos que abordava a história do Direito, história do Brasil e Direitos Humanos.

“Era um grupo de estudos que a gente conseguia abranger muita coisa, muito proveitoso, cresci muito nesse período. Quanto mais eu participava de todos esses eventos, de todas essas coisas, mais eu percebia que não só de forma profissional, mas também de forma pessoal, tem esse crescimento”, destaca.

Formada e aprovada na OAB

Rayanna começou a se preparar para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na graduação, entre o 8° e o 9° semestre. Seus estudos seguiam o método de resolução de questões, focando principalmente nos conteúdos em que tinha mais dificuldade. A egressa enfatizou que o que a ajudou ainda mais foi ter construído uma boa base de conteúdo durante toda a graduação e ter aproveitado ao máximo o que foi oferecido de aprendizados no curso, dentro e fora da sala de aula.

A aprovação na primeira fase do Exame aconteceu quando ela ainda era aluna, no início de 2020, e apesar das dificuldades e desafios intensificados com a pandemia, conseguiu realizar a segunda fase e ser aprovada com êxito, o que coincidiu com a fase de conclusão de seu TCC. “Muitas emoções ao mesmo tempo, concluindo a graduação, fazendo a prova da segunda fase e depositando TCC”, relembrou.

Seu Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre Direito Penal e Empresarial, orientado pelo professor Thiago Mendes.

Professores

Rayanna sempre teve uma boa relação com todos os professores, profissionais por quem tem grande admiração, pela competência, preparação e dedicação que eles têm para com os estudantes e com a profissão. “São professores altamente competentes, muitos deles são espelhos pra mim”, afirmou. Durante os anos de sua formação, a egressa aprendeu com eles e fez amizades para a vida.

Dentre os professores que mais marcaram sua trajetória, ela cita Pablo Feitosa, André Jorge, Thiago Mendes, Tamyris Madeira, Iamara Feitosa, Francilda Alcantara, Glauber, além de Joseane de Queiroz, uma das pessoas que a fez olhar para a docência com outros olhos.

Orgulho de ser Unileão

A instituição atuou como um espaço de crescimento pessoal e profissional para a egressa, que fez da Unileão um lar pelos anos de sua formação. A infraestrutura e os incentivos foram um combustível para que ela persistisse no caminho que escolheu, apesar dos desafios, e hoje ela reforça que suas conquistas também são uma vitória da Unileão.

“À Unileão como um todo, gostaria de agradecer porque ela sempre trouxe esse amparo, sempre nos proporcionou condições para buscar tudo que a gente deseja alcançar, isso é muito importante para a instituição”, afirma.

Aos alunos do curso de Direito ela deixa um conselho: “Juntem muitas experiências, que na vida profissional e na vida pessoal isso vai trazer muito mais frutos. Hoje eu colho frutos que eu plantei aqui”, enfatizou Rayanna.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.