Alunas do curso de Direito da Unileão publicam artigo em revista

A publicação na revista Brazilian Journal of Animal and Environmental Research pode ser acessada on-line gratuitamente.

04/11/2022 12:42 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

As alunas do 8° semestre do curso de Direito do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), Ana Kelly Silva Sousa, Vitória de Sousa Araújo, Ana Raquel Pereira Cordeiro e  Maria Emiliane Kamile Correira Macedo, conquistaram espaço na revista Brazilian Journal of Animal and Environmental Research (BJAER), para a publicação do artigo Multiculturalismo e Colonialidade na Formação Brasileira, produzido por elas, e orientado pelo professor Francisco Ercílio Moura. O artigo pode ser acessado gratuitamente por meio deste link.

A temática escolhida para a produção do trabalho havia sido discutida em sala de aula, o que despertou o interesse das estudantes para desenvolver mais profundamente a pesquisa. Ao longo do processo de construção do artigo, as alunas enfrentaram desafios, mas com dedicação e o incentivo do professor orientador Ercílio Moura, chegaram ao objetivo. O trabalho foi apresentado no Unileão Científico.

Acesse aqui a publicação!

Pesquisa e Extensão

As alunas encontraram na pesquisa uma forma de adquirir ainda mais conhecimento e ampliar o leque de experiências vivenciadas na graduação, além da oportunidade de contribuir para o avanço da área em que estão inseridas e possibilitar maior facilidade para que a população usufrua e alcance mais direitos.

A extensão também é uma ferramenta poderosa no processo de formação do estudante, e as autoras do artigo sempre tiveram em mente que as vivências para além da sala de aula aproximam os discentes da comunidade.

Vitória faz parte de um projeto de extensão do Núcleo de Prática Jurídica da Unileão, na área de Assessoria Jurídica, ministrado pelos professores do curso de Direito, Jânio Tavares e Joseane Queiroz. “Está sendo incrível. Estamos aprendendo na prática um pouco mais da nossa profissão”, comentou a aluna.

Maria Emiliane também fez parte do mesmo projeto, além de ter desenvolvido, com ajuda da professora Tamyris Madeira, um projeto sobre educação prisional, onde levavam livros à Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC). “Pude ver o Direito na prática, como pude ter mais interações sociais, fazer atividades que pudessem explorar não só o lado científico, mas o lado humano de se fazer uma graduação em Direito, ajudando pessoas de alguma forma”, relatou.

A Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) e o Núcleo de Carreira e Profissão (NUCAP) da Unileão tem como principais objetivos incentivar e direcionar os estudantes da instituição para atividades e ações que auxiliam na trajetória a ser percorrida por cada um.

Oportunidades

As diversas oportunidades oferecidas pela Unileão durante a graduação motivam as alunas a buscar aprender ainda mais e não deixar as chances passarem. “O que mais me incentiva são as experiências constantes com os professores e a expectativa com o futuro que venho trabalhando e construindo”, explicou Ana Kelly. “É uma instituição completa, um verdadeiro lar”, completou a discente.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.