Curso de Direito da Unileão realiza Semana de Mediação inicial cível

As atividades aconteceram no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da IES e foi conduzida pela profa. Rafaella Dias.

28/04/2023 12:48 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Direito da Unileão realizou Audiência Simulada de Mediação inicial cível no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da instituição, no campus Lagoa Seca. A atividade foi conduzida pela profa. Rafaella Dias e reuniu os alunos de Estágio 1 (Cível), que tiveram a oportunidade de vivenciar uma prática importante no processo de formação do curso.

Nas audiências, que ocorreram nos dias 18,19 e 20 de abril, nas turmas DIREST B, C e D, foram abordadas técnicas de mediação. O objetivo das atividades foi estabelecer o conhecimento e a relevância da mediação para todos os atores desempenhados pelos alunos, desde as partes, como também os servidores.

“Com a prática simulada da audiência de mediação compreendi não só a importância que o advogado exerce processualmente, mas também, sua importância na vida do cliente para que ele venha a exercer e exigir os seus direitos dentro da própria audiência”, afirmou o estudante da turma DIREST D, Lucas do Nascimento Silva.

“Através das técnicas utilizadas, a professora desafiou a turma a explorar os elementos fundamentais para a execução de uma mediação bem-sucedida, ressaltando o papel fundamental do mediador com sua imparcialidade e empatia, primando sempre pela ética e visando a celeridade do processo”, complementou a discente da turma DIREST B, Ana Paula Guerreiro.

Os alunos fizeram o uso da beca durante a realização das audiências, propiciando uma experiência mais completa na atividade e imersão na vestimenta adequada para rito, que determina aos juízes, advogados e membros do MP o uso de terno ou beca em audiências virtuais ou presenciais.

“A experiência prática, além da contribuição grandiosa à aprendizagem, proporciona um prévio contato com as profissões, possibilitando assim o despertar de nossas virtudes, sendo possível vislumbrar a área que podemos exercer ulteriormente à graduação”, declarou a aluna da turma DIREST C, Márcia Ludimila da Silva.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.