Estudante de Psicologia da Unileão é selecionada como representante na 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília

Ana Beatriz Lobo Esmeraldo, do 10º semestre, irá representar os cuidados paliativos e a Psicologia no evento que será realizado entre os dias 2 e 5 de julho.

23/06/2023 10:10 am - Atualizado em 23/06/2023 10:12 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os cuidados paliativos procuram melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. Para a estudante do 10º semestre do curso de Psicologia da Unileão, Ana Beatriz Lobo Esmeraldo, ser escolhida como representante para defender a sua importância na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, é uma honra.

“É primordial discutir sobre o papel do profissional de Psicologia dentro dos cuidados paliativos, diante do sofrimento de pessoas que enfrentam uma doença ameaçadora da vida, além de conseguir defender uma causa justa e necessária, que abrange o cuidado multiprofissional desde o diagnóstico até o fim de vida, com ênfase no alívio da dor e na qualidade de vida”, afirma a futura psicóloga Ana Beatriz Lobo Esmeraldo.

Do estágio até a Conferência Nacional

Foi a partir do estágio curricular em saúde do curso de Psicologia da Unileão, no qual Ana realizou no ambulatório de dor em cuidados paliativos, que ela teve conhecimento sobre a Conferência. Ela então participou de diversas etapas do processo, que envolveram a participação social em defesa do SUS. Em cada período, houve a votação para a escolha dos delegados que iriam avançar na Conferência. Ao total, ela participou de quatro etapas para poder alcançar a quinta: o evento nacional que ocorrerá entre os dias 2 e 5 de julho na capital do país.

“Sempre foi uma vontade minha desmistificar a ideia de que a Psicologia é apenas clínica, dando força ao movimento social e de luta, garantindo o acesso psicológico a todos. O espaço da Conferência proporciona voz aos sujeitos, sendo um marco para os cuidados paliativos e a garantia de direitos a aprovação da proposta em âmbito nacional. Fazer parte desse momento é uma realização pessoal imensa”, explica a estudante.

Caminho permeado de experiência enriquecedoras

Para chegar até esta conquista, Ana trilhou um caminho permeado de experiências enriquecedoras dentro da Unileão. Ela ingressou na Instituição em 2018, no curso de Direito, mas percebeu que sua verdadeira paixão estava na Psicologia. Dentro da graduação, ela então foi extensionista de Arterapia, monitora de Saúde Coletiva e secretária no Centro Acadêmico de Psicologia, gestão 2021/2022. Tudo isso sendo possível com o auxílio do Fies, cujo Ana foi bolsista.

Saiba mais sobre o Fies na Unileão!

Sua escolha pela Unileão veio da indicação de diversas pessoas em seu ensino médio. Segundo a estudante, ela escutava muito que a Instituição era referência em ensino, o que hoje pode comprovar por ela mesma. “Agradeço a Unileão por essa oportunidade e pelas oportunidades ofertadas durante a graduação, foram elas que possibilitaram que hoje essa jornada fosse inspiradora”, completa a graduanda em Psicologia.