– Copo + Sustentabilidade: Unileão lança campanha de conscientização sobre o uso de copos descartáveis

Demoram a se decompor e fazem mal a saúde: copos descartáveis podem ser facilmente substituídos por alternativas sustentáveis.

26/10/2023 15:31 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Imagine a seguinte cena: você vai beber água em um copo descartável de plástico. Após um único uso, o joga no lixo. A ação não durou mais de 20 segundos para você, mas esse copo levará de 250 a 400 anos para se decompor, prejudicando não apenas a nossa sociedade, mas diversas gerações que ainda estão por vir.

Comprometida com as futuras gerações e defensora do desenvolvimento sustentável, a Unileão lança, através de seu Núcleo de Sustentabilidade, a campanha “– Copo + Sustentabilidade: cada gesto importa!”.

Por meio da campanha, a Unileão anuncia que, a partir de novembro de 2023, reduzirá o fornecimento de copos descartáveis nos campi Saúde e Lagoa Seca para os seus diversos públicos: colaboradores, professores, estudantes e comunidade externa. A intenção é que haja a diminuição gradual, até que a Instituição chegue ao descarte zero desses materiais. No campus Crajubar, copos descartáveis já não são fornecidos.

Copos descartáveis de plástico: 4 motivos para você não usar

Muito mais que contribuir para a poluição da natureza e das nossas cidades, copos descartáveis tem inúmeros malefícios, inclusive para a saúde. Confira, abaixo, 4 razões para trocá-los por reutilizáveis.

1. São prejudiciais à saúde

Isso porque os copos descartáveis possuem em sua composição uma substância chamada Estireno. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em contato com café ou outros líquidos quentes, o copo pode soltar uma quantidade dessa substância acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, o que pode causar câncer.

1. A maioria não será reciclada

O plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o mundo. No Brasil, o índice de reciclagem não passa de 20%. Segundo informações do Programa Ambiental da ONU, produtos plásticos, como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos e talheres, formam a maior parte do lixo encontrado nos oceanos. Segundo projeções, até 2050, haverá mais lixo plástico do que peixes nos oceanos.

1. Esgotamento de recursos

A produção de copos plásticos descartáveis consome recursos finitos, como água, durante a fabricação e até mesmo durante a reciclagem. Isso contribui para a exploração de recursos naturais e para as mudanças climáticas.

1. Alternativas são fáceis de encontrar

Trazer uma garrafinha e um copo (ou xícara) de casa é uma alternativa simples e eficaz no combate a copos descartáveis. Além do planeta agradecer, você pode caprichar e utilizar materiais das suas séries favoritas, bandas de que gosta, animes e desenhos que curte ou livros prediletos.

Sustentabilidade é levada a sério na Unileão

O desenvolvimento sustentável é o caminho para a preservação do meio ambiente e das condições de vida necessárias à sobrevivência das próximas gerações. Ciente disso, a Unileão é comprometida com essa causa ao longo de todo o ano, por meio de ações que visam incentivar a construção de um mundo mais sustentável.

As ações gerais de sustentabilidade da Unileão incluem coleta e destinação correta de resíduos sólidos, reutilização de 100% da água com a Estação de Tratamento de Água do campus Lagoa Seca, produção e utilização de energia solar e atividades ligadas aos cursos de graduação através do desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental e Social (PEAS), junto com a promoção da qualidade de vida no trabalho para os colaboradores da Instituição. Além disso, projetos de extensão também promovem atividades em conjunto com a comunidade do Cariri. Mais informações podem ser acessadas no Relatório de Sustentabilidade 2022.