Unileão adere à campanha Novembro Azul e faz alerta sobre o câncer de próstata

Doença é a segunda mais comum entre os homens no Brasil (29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino), ficando atrás apenas do câncer de pele.

01/11/2023 08:00 am - Atualizado em 31/10/2023 07:31 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

De acordo com dados da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde e dos dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens no Brasil (29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino), ficando atrás apenas do câncer de pele. Por isso, essa condição é a responsável por 28,6% das mortes na população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, com aparência semelhante a uma castanha e peso de cerca de 20 gramas. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é a produção do esperma.

Conheça os principais sintomas, fatores de risco e prevenção

Primeiramente, é necessário ressaltar que, na fase inicial, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas. Mas, quando os sinais começam a aparecer, aproximadamente 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando assim a cura. Conheça os sintomas da fase avançada da doença:

• Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou sêmen.

Dentre os fatores de risco, encontram-se:

• Histórico familiar de câncer de próstata, bem como pai, irmão e tio;
  • Raça: homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer;
  • Obesidade.

Além disso, é fundamental destacar que quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou aos 50 anos sem nenhum dos fatores devem procurar um urologista e realizar o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula. Os médicos podem solicitar outros exames na suspeita de câncer de próstata, mas cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados apenas por alteração no toque retal.

Unileão cuida da saúde do homem durante o ano inteiro

A saúde integral do homem é uma temática de destaque em todos os cursos da Unileão. Durante todo o ano, a Instituição promove uma série de ações e iniciativas voltadas para a promoção do bem-estar masculino. Essas ações abrangem uma variedade de campos, como palestras, orientações sobre saúde mental, dentre outros. Por exemplo, o curso de Enfermagem da Unileão oferece disciplinas como “Enfermagem em Saúde do Homem, Gênero e Sexualidade” e “Enfermagem Oncológica” relacionados à saúde masculina. Além disso, a Instituição conta com a Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade (LAESFC) que promove discussões e atividades relacionadas à temática.

Essa abordagem holística reflete o compromisso da Unileão em capacitar os estudantes e a comunidade a cuidar não apenas de sua saúde física, mas também de seu bem-estar emocional, contribuindo para uma visão ampla e integrada da saúde masculina.