Fevereiro Roxo e Laranja: Unileão apoia campanhas para conscientização sobre lúpus, Alzheimer, fibromialgia e leucemia

Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão realiza atendimentos para melhorar a qualidade de vida de pacientes diagnosticados com lúpus, Alzheimer e fibromialgia.

01/02/2024 08:00 am - Atualizado em 25/01/2024 10:28 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste mês de fevereiro, as campanhas de conscientização têm como cores o roxo e o laranja. O roxo tem o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do lúpus, fibromialgia e doença de Alzheimer. Já a cor laranja visa divulgar informações para o combate à leucemia. Inegavelmente, o tratamento, aliado às terapias corretas, possui uma maior eficácia na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

A Clínica-Escola do curso de Fisioterapia da Unileão oferece diversos setores de atendimento destinados a pacientes diagnosticados com várias doenças, dentre elas, aquelas representadas pela Campanha Fevereiro Roxo: lúpus, Alzheimer e fibromialgia.

O papel da Fisioterapia no Alzheimer, lúpus e fibromialgia

Segundo a professora Ana Geórgia, Responsável Técnica da Clínica-Escola, os pacientes com lúpus podem ser atendidos no setor de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Reumatológica, bem como no setor de Cardiofuncional. “Devido a ser uma doença reumática, o paciente pode apresentar sintomatologia dolorosa articular que pode ser local ou mais generalizada. Por isso, pode necessitar de acompanhamento para o tratamento da dor crônica ou até mesmo de condicionamento cardiorrespiratório. Uma vez que esta condição também pode desencadear manifestações sistêmicas, precipitando o aparecimento de disfunções como hipertensão arterial e até mesmo insuficiência cardíaca”, explica.

Para pacientes com Alzheimer, o setor indicado é a Fisioterapia Neurofuncional. “Ela irá promover uma melhora na aquisição das habilidades motoras, com o aprimoramento das disfunções músculo-esqueléticas, déficits de coordenação ou equilíbrio, bem como o treino de marcha para melhorar essas funções, com o intuito tanto preventivo como terapêutico”, destaca a professora.

Já para os pacientes com fibromialgia, que também se incluem nas afecções reumáticas, a docente da Unileão diz que o setor mais indicado é o de Fisioterapia Traumato-Ortopédica. “Inegavelmente, esse paciente também terá uma resposta muito benéfica por meio da Fisioterapia Aquática. Além disso, pode ter uma redução significativa dos pontos dolorosos tão comuns e ainda melhorar algumas condições muito frequentes nos fibromiálgicos, como a fadiga e a insônia”.

Sobretudo, a professora Ana Geórgia ainda destaca que, nas áreas de reabilitação citadas, a Fisioterapia pode aliviar significativamente as dores articulares e aprimorar a força muscular em pacientes com lúpus, Alzheimer e fibromialgia. “Além disso, dependendo da apresentação já com abrangência sistêmica, o quadro cardiofuncional desses pacientes também pode melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. Isso tem uma repercussão muito positiva no cansaço rápido, na disposição para realizar atividade física e nas atividades da vida diária”, explica a professora.

Mais sobre a Clínica-Escola de Fisioterapia

Ademais, para os pacientes inclusos na campanha Fevereiro Roxo, os atendimentos ocorrem nos ambulatórios da Clínica-Escola, nos setores de Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Cardiofuncional e Aquática. Estudantes do Estágio Supervisionado 1 e 2 realizam os atendimentos sob a supervisão dos professores. A professora Ana Geórgia destaca que antes é realizada uma avaliação detalhada e individualizada. Posteriormente, os casos são discutidos com os supervisores, e os estagiários elaboram um plano terapêutico para acompanhamento e início da reabilitação, utilizando técnicas apropriadas para cada condição abordada.

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão é um dos centros de referência na região do Cariri. Nos últimos 6 anos, promoveu aproximadamente 17 mil atendimentos anuais, totalizando cerca de 1.400 atendimentos mensais. As redes públicas e privadas das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e demais circunvizinhas são responsáveis por encaminhar os pacientes.

Clique aqui para ver mais sobre a Clínica-Escola de Fisioterapia!