Março Lilás e Azul-Marinho: Unileão apoia campanhas e conscientiza população Caririense

Cursos de Enfermagem e Biomedicina realizarão ações em alusão às campanhas de prevenção e de combate aos cânceres uterino e colorretal.

04/03/2024 11:08 am - Atualizado em 04/03/2024 11:10 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste mês de março, as campanhas de saúde visam conscientizar a população sobre o câncer do colo do útero e o câncer colorretal. Neste período, as cores lilás e azul-marinho representam respectivamente as condições mencionadas, ganhando um novo significado. Embora direcionadas ao mês da mulher, abrangem a conscientização de ambos os gêneros, já que o câncer colorretal também afeta o público masculino.

Na Unileão, os cursos de Enfermagem e Biomedicina participam ativamente da realização de diversos projetos voltados não somente à promoção da saúde da mulher, mas também à prevenção de diversas formas de câncer.

Curso de Enfermagem em ação

A disciplina de Enfermagem Oncológica aborda teoricamente, de maneira crítica e reflexiva, o tema para os estudantes. Além disso, o assunto também é tratado nas disciplinas Enfermagem em Saúde Coletiva, Enfermagem em Saúde da Mulher e Estágio Supervisionado. Elas promovem debates em sala de aula e suscitam práticas na assistência em Saúde, tanto na atenção básica quanto na rede hospitalar.

Os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado na Atenção Básica, por exemplo, realizarão ações em unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), sob supervisão dos seus preceptores, durante todo o mês. “O objetivo é conscientizar e alertar a população feminina para o enfrentamento ao câncer de colo do útero que é o terceiro mais frequente entre as mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, ele fica atrás apenas do câncer de mama e do colorretal. Além disso, no Brasil, é a quarta causa de morte entre mulheres”, explica a professora Ana Karla.

A proposta, neste sentido, é incentivar a realização dos exames de prevenção, intensificando a oferta, esclarecendo a população e tirando dúvidas através de atividades educativas. “Além disso, o objetivo também é proporcionar mais informações e acesso aos serviços de assistência à saúde da mulher. As ações são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e profissionais do programa ESF”, ressalta a docente.

Nesse ínterim, também acontecerão ações de conscientização sobre o câncer colorretal, como rodas de conversa e palestras, além de orientações aos usuários da unidade de saúde. O foco é esclarecer os fatores de risco e alertar para os sintomas, uma vez que o diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura.

Curso de Biomedicina realizará ações e exames

De acordo com a professora Bruna Soares, os estagiários do Laboratório-Escola de Biomedicina e alunos do 8º semestre do curso promoverão ações de conscientização sobre as temáticas, através da distribuição de cartazes e panfletos. “Será ressaltada a importância da prevenção em ambas as patologias, através da realização do exame Papanicolau para câncer do colo do útero e a realização do exame de sangue oculto para rastreio do câncer colorretal”, afirma.

No Laboratório-Escola de Análises Clínicas da Unileão, realiza-se ambos os exames mediante marcação prévia, de forma presencial ou pelo telefone 2101-1096.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero (CCC), também conhecido como câncer cervical, é resultado da infecção persistente por determinados tipos do Papilomavírus Humano (HPV), principalmente os oncogênicos. Vale ressaltar que a infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Na maioria das vezes, a infecção não causa doença, porém, em alguns casos, pode causar alterações celulares e progredir para o câncer.

Detectados no exame preventivo (Papanicolau), o HPV e as lesões pré-cancerosas são tratáveis na grande maioria dos casos. Por isso, é fundamental realizar regularmente o exame preventivo.

*Com informações do Ministério da Saúde.

Câncer colorretal

O câncer do cólon e reto geralmente surge a partir de pólipos. Estes são inicialmente lesões benignas, que se desenvolvem na parede do intestino grosso e, se associados à predisposição genética e hábitos não saudáveis de vida, evoluem para câncer ao longo do tempo.

Confira os principais sintomas:

• Presença de sangue nas fezes;
  • Dor e cólica na barriga com mais de 30 dias de duração;
  • Alteração no ritmo intestinal (quando o indivíduo tinha o funcionamento intestinal normal e recentemente vem apresentando diarreia ou constipação);
  • Perda de peso rápida e não intencional;
  • Anemia, cansaço e fraqueza.

*Com informações do Ministério da Saúde.

Selo de Responsabilidade Social Feminina

Em março, que também é o mês da mulher, a Unileão relembra uma grata conquista: em 2023, a Instituição recebeu o Selo de Responsabilidade Social Feminina, concedido pelo Instituto ELA – Educadoras do Brasil. A honraria busca apoiar e incentivar instituições no desenvolvimento de projetos e ações que favoreçam as mulheres em situação de vulnerabilidade social, profissional e emocional no Brasil.

Dentro das ações desenvolvidas em parceria com o Instituto ELA, a Unileão abraça o Projeto Adote um Ciclo. A iniciativa tem como objetivo coletar e distribuir absorventes higiênicos para instituições que apoiam mulheres em situação de vulnerabilidade social. As caixas para doação de absorventes estão localizadas na entrada dos três campi e também da Clínica-Escola da Unileão.

Veja mais:

Unileão recebe Selo de Responsabilidade Social Feminina concedido pelo Instituto ELA