(88)99216-3040

Professor da Unileão realiza estágio em pesquisa no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro

Estágio é uma parceria entre as instituições e resultará na publicação de artigos científicos em revistas internacionais indexadas.

12/03/2024 09:54 am - Atualizado em 12/03/2024 10:02 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Entre 24 de janeiro e 6 de fevereiro, o professor doutor Aracelio Viana Colares, docente e coordenador do Núcleo Comum de Saúde da Unileão, realizou um estágio de pesquisa no laboratório de Protozoologia da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), sob a coordenação da doutora Kátia da Silva Calabrese.

Durante o estágio, foram realizados testes citotóxicos e atividades promastigotas frente a cepas de Leishmania amazonensis. Os estudos foram incorporados ao projeto de pesquisa: “Avaliação do potencial biológico e atividade citotóxica do óleo essencial de Pimenta pseudocaryophyllus Gomes (Myrtaceae)”, fruto de uma parceria entre a Unileão e a Fiocruz, com o apoio da Coordenadoria de Extensão (COPEX). A parceria envolve a troca de conhecimentos científicos e a realização de experimentos nos laboratórios da Fiocruz, que posteriormente vão resultar na publicação de artigos em revistas internacionais indexadas.

“Além de contribuir para a aquisição de um maior conhecimento, torna-se imprescindível na formação e crescimento do profissional docente. Quanto ao eixo ensino-aprendizagem, ajuda a ressignificar o papel do professor dentro da sala de aula agregando novas ferramentas educacionais”, considera o professor Aracelio, sobre a importância do estágio em pesquisa científica.

Confira alguns registros! 

Conheça a trajetória acadêmica do professor, acessando o Currículo Lattes


COMPARTILHE: