Curso de Enfermagem da Unileão garante conceito de excelência na avaliação do CPC 2019

Resultado do CPC reflete a qualidade do curso de Enfermagem da Unileão e explica o grande número de egressos de sucesso da Instituição.

10/12/2020 16:50 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) recebeu nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ciclo de avaliação do ano 2019. Essa avaliação reflete a qualidade do curso de Enfermagem da Unileão e explica o grande número de egressos de sucesso da Instituição.

“A nota reflete a qualidade da Instituição e do curso. É um importante referencial para que os estudantes possam avaliar a qualidade do curso e observar melhor as instituições, de acordo com os critérios desenvolvidos pelo MEC”, avalia a profa. Maryldes Lucena, coordenadora do curso de Enfermagem da Unileão.

Além de reforçar o reconhecimento da qualidade da graduação, o resultado da avaliação está diretamente ligado à qualificação do corpo docente e ao desempenho acadêmico dos estudantes no Enade, que em 2019 conquistaram resultado superior a quase 80% dos cursos oferecidos no país.

“O maior destaque sem dúvida é o resultado. Sei que não errei ao escolher a Unileão como casa por 5 anos, trabalhando no meu desempenho de forma ímpar”, frisa Cicinho Pereira, um dos egressos do curso de Enfermagem que contribuiu com o resultado do CPC ao participar da última prova do Enade.

A egressa da graduação Silvia Alves concorda com Cicinho sobre o acerto na escolha do local em que se formou. “Sinto muito orgulho por ter me formado em uma universidade que é excelência em tudo o que faz. Professores dedicados e com conhecimentos técnicos, práticos e teóricos”, enaltece.

Para a profa. Maryldes Lucena, essa avaliação também mostra o investimento e dedicação do curso de Enfermagem da Unileão em formar profissionais de excelência para o mercado, ressaltando, ainda, a importância da profissão. “O enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. Enfermeiros são indispensáveis em todos os setores da Saúde”, observa a docente.

Estrutura para formação completa

A coordenadora do curso de Enfermagem salienta que um dos principais destaques da graduação que contribui com resultados de excelência como o alcançado na avaliação do CPC é a qualificação de docentes na prática clínica, de gestão, de pesquisa e de simulação realística. Segundo a docente, a promoção de experiências teórico-práticas, de iniciação científica e de inovação são outros fatores que diferenciam a formação oferecida na Unileão.

A partir do 4º semestre, os alunos da Instituição já entram em contato com pacientes por meio de estágios em unidades de saúde da região. Diante dessa realidade, a Unileão investe em estruturas e equipamentos que auxiliam na formação profissional dos estudantes, que recebem uma carga horária de atuação prática muito superior à exigência do MEC.

Dentre essas estruturas e equipamentos estão:

• Laboratórios de Informática, Anatomia Humana, Bioquímica, Biofísica, Microscopia, Parasitologia, Semiologia e Semiotécnica;
  • Estrutura com ambientes modernos e tecnológicos de simulação realística de alta fidelidade;
  • UTI e Urgência e Emergência em Saúde;
  • Estrutura com manequim Mega-Cod para simulação da técnica de reanimação cardiorrespiratória.

Notas do CPC dos cursos da Unileão avaliados em 2019

• Biomedicina – Nota 4
  • Educação Física (Bacharelado) – Nota 5 (máxima)
  • Enfermagem – Nota 4
  • Fisioterapia – Nota 4
  • Odontologia – Nota 4

O que é o CPC?

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade e excelência dos cursos do Ensino Superior cuja avaliação confere notas de 1 a 5 às graduações ofertadas no país. As notas do CPC levam em conta o desempenho dos estudantes no Enade, o desempenho acadêmico desses alunos no decorrer do tempo e a formação do corpo docente das instituições de ensino. O processo de avaliação do indicador é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

De acordo com o Ministério da Educação, como o próprio nome diz, o CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que as notas sejam confirmadas e consolidadas em Conceito de Curso (CC), comissões de avaliadores fazem visitas presenciais para ratificar ou alterar as avaliações preliminares.

O que as notas representam?

Cursos com CPC 1 e 2 são automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Nos demais casos, ou seja, nos cursos com conceito igual ou maior que 3, as instituições podem optar por não receberem visitas dos avaliadores e, assim, transformarem o CPC em CC. Finalizado o processo de avaliação conduzido pelo Inep, os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem aos critérios de qualidade para funcionarem.

Já os cursos com conceitos 4 e 5 são graduações de excelência, vistos como referência pelas demais graduações do país. Todos os cursos da Unileão são avaliados como graduações de excelência, com notas 4 e 5 no CPC, além de sempre se destacarem nos demais indicadores de qualidade do MEC a cada ciclo avaliativo.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.