Dia da Amazônia: Unileão destaca a importância da contribuição da sociedade para a proteção da floresta amazônica

Instituída pela Lei n° 11.621, de 19 de dezembro de 2007, a data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da maior floresta tropical do mundo.

05/09/2024 08:00 am - Atualizado em 13/08/2024 11:20 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, celebra um dos patrimônios naturais mais preciosos da humanidade e a maior reserva natural do planeta, que é a floresta amazônica. Instituída pela Lei n° 11.621, de 19 de dezembro de 2007, a data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e sua biodiversidade para o planeta. A escolha da data também homenageia a criação da província do Amazonas, atual estado do Amazonas, em 1850.

A floresta amazônica é essencial para o equilíbrio ambiental global, oferecendo inúmeros benefícios para a sociedade, como:

• Habitat para uma vasta diversidade de espécies animais, vegetais e arbóreas;
  • Fonte de matérias-primas alimentares, florestais, medicinais e minerais;
  • Fornecimento de água para as cidades;
  • Contribuição significativa para a qualidade do ar;
  • Regulação do clima;
  • Importância essencial na cadeia produtiva.

No entanto, a Amazônia enfrenta ameaças constantes devido a atividades predatórias. Como disse o filósofo inglês Thomas Hobbes, “o homem é o lobo do homem”, destacando que o próprio ser humano muitas vezes age como seu maior predador, colocando em risco os recursos naturais essenciais à sua sobrevivência. A floresta sofre com atividades ilegais de extração de madeira, mineração e outras práticas que comprometem sua integridade. Por isso, a preservação da Amazônia e da natureza em geral é essencial para o futuro do planeta.

Unileão tem compromisso com a natureza e o desenvolvimento sustentável

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está comprometido com a causa ambiental, implementando diariamente medidas de proteção à natureza e promovendo o desenvolvimento sustentável. Entre as ações de sustentabilidade realizadas pela Unileão em 2023, destacam-se:

• Uso de energia solar como principal fonte, com a criação e expansão (prevista para 2024) do parque solar no campus Lagoa Seca;
  • Redução do uso de materiais descartáveis;
  • Parceria com a Associação Engenho do Lixo e a empresa Arplast para reciclagem de papel;
  • Tratamento de 11.160 m³ de efluentes, reutilizando-os para irrigação, limpeza e construção civil no campus Lagoa Seca;
  • Implementação de projetos sustentáveis nos cursos de graduação por meio do Programa de Educação Ambiental e Social (PEAS).

Saiba mais no Relatório de Sustentabilidade 2023!