O currículo Lattes reúne as principais informações sobre a trajetória acadêmica de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores.

Por isso, quem deseja continuar os estudos, especializar-se ou trabalhar com pesquisa, precisa obrigatoriamente ter um currículo Lattes atualizado.

Que tal descobrir como usar essa poderosa ferramenta a seu favor?

A seguir, a gente explica melhor os propósitos do currículo Lattes e os benefícios de fazer parte do principal banco de perfis acadêmicos do Brasil.

Além disso, você confere excelentes dicas práticas para preencher o seu perfil do jeito certo.

Pronto para conferir?

currículo lattes: saiba como fazer um perfeito

O que é currículo Lattes e para que serve?

Calma se você não entende direito para que serve o currículo Lattes. Por ser principalmente voltado para o mundo acadêmico, muita gente nunca teve que preencher um.

Para quem deseja se matricular em uma pós-graduação stricto sensu, ter um currículo Lattes é obrigatório.

Também é o principal meio de registro do histórico de estudos de pesquisadores e estudiosos de diversas áreas.

Especialmente para quem está começando a faculdade, tudo isso é novidade. Portanto, se quiser ver um exemplo de currículo Lattes, pergunte a um de seus professores ou faça uma busca simples na plataforma.

Além de serem acessados online, fique sabendo que é possível baixar o currículo Lattes e fazer a impressão dele, algo que pode ser solicitado por programas e editais.

Qual a diferença entre currículo Lattes e vitae?

Agora que você já tem uma ideia do que é currículo Lattes, fica mais fácil entender a diferença entre os dois tipos.

O currículo vitae é aquele modelo que a maioria das pessoas usa para se candidatar a vagas de emprego. Além dos dados do profissional, o documento inclui formação, objetivo, experiências, habilidades, entre outras informações.

Por serem usados para propósitos diferentes, ter o curriculum vitae cadastrado em sites de vagas ou um perfil no LinkedIn não exclui a necessidade do currículo Lattes e vice-versa.

Para não deixar nenhuma oportunidade passar, a melhor estratégia é ter os dois tipos de currículo na manga e estar um passo à frente.

Inclusive, alguns recrutadores têm usado os dados do Lattes para avaliar os candidatos a vagas de emprego. Afinal, é uma espécie de complemento ao currículo tradicional, já que as informações são bastante detalhadas.

Mas como tudo começou? Conheça a história do currículo Lattes

Até o final dos anos 1990, não existia um banco estruturado com os dados dos pesquisadores brasileiros, apenas iniciativas isoladas.

E todas elas tinham os cadastros de pesquisa feitos em papel. Como você pode imaginar, ficava difícil lidar com esse volume de dados espalhados em diferentes lugares.

Foi em 1999 que o currículo Lattes foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É um dos principais órgãos fomentadores de pesquisa no Brasil.

O objetivo era resolver esse problema da falta de unificação e ampliar o conhecimento sobre os projetos científicos no país.

Tem gente que pensa que assim como o curriculum vitae, o seu nome tem origem latina. Porém, a história é outra.

Na verdade, o termo “Lattes” é uma homenagem ao cientista brasileiro César Lattes, que fez grandes descobertas e teve uma longa carreira científica.

Qual é a principal finalidade da Plataforma Lattes?

A Plataforma Lattes é o nome do banco de currículos onde os dados acadêmicos dos profissionais brasileiros ficam hospedados e disponíveis na internet de forma gratuita.

Ou seja, depois de preencher o seu currículo Lattes, qualquer pessoa pode ter acesso às informações sobre seu histórico acadêmico.

Mais do que ser a pioneira no país, a plataforma foi uma das primeiras do mundo focadas no universo acadêmico. Fez o Brasil se tornar referência na catalogação de dados de pesquisa e de pesquisadores.

currículo Lattes

Tanto é que o modelo foi exportado e licenciado de forma gratuita para vários países do mundo, como:

  • Argentina;
  • Chile;
  • Colômbia;
  • Equador;
  • Moçambique;
  • Peru;
  • e Portugal.

Ou seja, a principal finalidade da Plataforma Lattes é integrar, em um único sistema de informação, as diversas bases de dados curriculares, grupos de pesquisa e instituições.

Currículo Lattes fora do ar

Em 2021, estudantes, pesquisadores e cientistas do Brasil ficaram com o currículo Lattes fora do ar por alguns dias devido a um problema na plataforma do CNPq.

Apesar do transtorno causado, o problema chamou atenção para a importância da plataforma científica do país.

Vale ressaltar que ninguém paga nada para cadastrar e atualizar currículos ou usar a plataforma Lattes.

Quando criar um currículo Lattes?

E quem faz o currículo Lattes? Qualquer pessoa pode cadastrar um na plataforma. Mas por estar diretamente ligado à vida acadêmica, costuma ser uma opção procurada por quem está no Ensino Superior.

Ainda na graduação, os alunos costumam ser incentivados a se cadastrar na plataforma, mesmo que ainda não tenham muitas experiências de pesquisa.

O quanto antes começar melhor, sabia?

Dessa forma, você vai se familiarizando com a plataforma e fica mais fácil fazer o preenchimento quando for necessário.

Você pode começar colocando suas informações básicas. Com o passar do tempo, vá incluindo as novas atividades e eventos dos quais participou, artigos produzidos, entre outras experiências.

No entanto, fique sabendo que não é obrigatório ter um currículo Lattes durante a graduação. Tudo vai depender dos seus objetivos no final das contas. 

E quanto custa o currículo Lattes? Não custa nada fazer o cadastro e atualizar de vez em quando. Bom, né?

Por que ter um currículo Lattes?

Agora fica fácil entender os motivos pelos quais você deve ter um currículo Lattes para seguir a carreira acadêmica, como pesquisador e docente.

Vamos pontuar aqui alguns dos principais.

Para participar de um programa de pós-graduação stricto sensu, que inclui os cursos de mestrado e doutorado, você precisa estar na Plataforma Lattes.

Isso porque o processo de avaliação dos candidatos leva em conta as informações sobre suas trajetórias em pesquisa. O currículo Lattes também é usado por outros órgãos estaduais e federais para selecionar candidatos a bolsas de estudo.

Mas de nada adianta estar com as informações desatualizadas. Vale a pena acessar de vez em quando para preencher as novas experiências e qualificações.

E quanto tempo demora para o currículo lattes ser atualizado? Por conta da quantidade de currículos e do processo de chegarem pela equipe do CNPq, as atualizações não acontecem em tempo real. 

Aí vem outra pergunta: quanto tempo demora para o currículo lattes ser publicado? As novas informações podem levar entre 24 e 36 horas para serem processadas.

Isso faz com que muita gente fique preocupada achando que o currículo não atualiza por conta de algum problema, mas não é. Basta ter um pouquinho de paciência e aguardar o processamento das informações.

Como preencher o currículo Lattes? Veja 7 dicas

Em um primeiro momento, usar a plataforma pode parecer difícil, mas saiba que é bem mais simples do que parece.

Confira as dicas que podem ajudar você:

1. Faça o cadastro básico

Acesse o site da Plataforma Lattes e clique em “Cadastrar novo currículo”. Então, vai abrir uma página onde você deve inserir seus dados para acesso.

Na janela seguinte, é preciso fornecer algumas informações pessoais, como data de nascimento, documentos, nome dos pais, entre outros.

E qual foto colocar no currículo Lattes? Tenha em mente que se trata de um currículo profissional e, portanto, a escolha da foto deve ser feita com cuidado.

O preenchimento da maioria dos dados solicitados é intuitivo, bem simples de ser feito.

2. Insira sua formação acadêmica

Nesta etapa, você deve inserir a sua formação acadêmica, o que inclui o nome do curso, da instituição, o ano de início e o de conclusão.

Quem já concluiu uma graduação ou pós-graduação deve colocar também o título do trabalho (seja monografia, dissertação etc.) e o nome do orientador ou orientadora.

3. Descreva suas experiências profissionais e habilidades

Embora não seja um currículo tradicional, é interessante falar um pouco sobre as suas experiências profissionais, sobretudo aquelas ligadas a sua área de estudo e pesquisa.

A plataforma também pede informações relacionadas ao conhecimento de idiomas. E você deve especificar os níveis de leitura, escrita, compreensão e fala em cada um.

4. Seja honesto na hora de preencher as informações

Jamais superestime sua produção acadêmica ou contribuições em grupos de pesquisa. Afinal, todas as informações podem ser verificadas com as instituições referenciadas.

Além de ser desonesto, esses “equívocos” podem prejudicar a sua imagem profissional e acadêmica, viu?

E não dá para sair ganhando com isso.

Mais do que ter que comprovar as experiências acadêmicas, você terá que mostrar que possui as habilidades listadas no currículo ao ser selecionado para um programa, bolsa, edital etc.

5. Reviste o currículo Lattes com cuidado

Na Plataforma Lattes, os campos devem ser preenchidos com objetividade. Se você prestar atenção, vai notar que diversos campos já identificam qual vai ser a informação.

Currículo lattes: exemplo

Ao inserir seu curso de Mestrado em Ensino em Saúde, você não precisa digitar o termo “mestrado”. Do contrário, na exibição do seu currículo vai aparecer “Mestrado em Mestrado em Ensino em Saúde”.

Depois de finalizar as etapas de cadastro, você acessa um resumo de tudo.

Leia com o máximo de atenção para ter certeza de que as informações estão corretas e que nenhum erro de português ou de digitação passe batido.

Então, basta enviar e aguardar o prazo médio de 24 horas para o currículo ficar disponível na plataforma.

6. Faça a primeira atualização o quanto antes

Ao fazer o cadastro, os usuários só conseguem inserir informações básicas. As complementares devem ser fornecidas por meio da atualização.

E como atualizar o currículo lattes? Assim que o seu estiver disponível, entre na plataforma e clique em “Atualizar currículo”. Então, faça o login e entre na parte de edição.

Como editar o currículo Lattes?

Além da formação superior, agora você pode colocar outras atividades ligadas ao seu campo de estudo e que tenham comprovação, como um certificado ou declaração de participação.

Os resultados de trabalhos realizados e conhecimentos que contribuem com a sua jornada acadêmica precisam estar presentes, como:

  • prêmios e títulos recebidos;
  • artigos ou textos publicados em periódicos, revistas científicas e jornais;
  • capítulos de livros;
  • participação em eventos, como convidado, participante ou ouvinte.

Fique sabendo que também é importante atualizar o texto inicial “sobre mim”, que nada mais é do que um resumo das suas experiências.

7. Confira se está tudo certo depois de cada atualização

Após cada atualização, confira se os dados estão sendo exibidos de forma correta na plataforma. Isso porque o uso de certos símbolos, por exemplo, pode desconfigurar a exibição.

Por se tratarem de informações valiosas para a academia, é importante ter certeza de que todo o preenchimento foi feito de forma adequada.

Sempre que terminar um novo projeto ou participar de um evento, atualize as informações logo em seguida.

E aí, está esperando o que para preencher o seu?

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a tirar as principais dúvidas sobre como inserir as informações mais importantes do currículo Lattes.

Conforme você for adquirindo outras experiências acadêmicas, não deixe de atualizar os dados na plataforma. Afinal, as informações precisam estar sempre em dia.

Está difícil conciliar os estudos com o trabalho? Veja quais são os 5 passos para ter uma vida acadêmica de sucesso!

currículo Lattes