Papel da tolerância para a democracia e paz entre nações é debatido em 16 de novembro

Data foi estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1996, com a intenção de promover o entendimento mútuo entre os povos.

16/11/2020 10:04 am - Atualizado em 16/11/2020 10:16 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A importância do respeito, do diálogo e da cooperação entre diferentes culturas, religiões, povos e civilizações motivou a criação do Dia Internacional para a Tolerância, celebrado em 16 de novembro. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1996, com a intenção de promover o entendimento mútuo entre os povos.

A intolerância é um dos fatores que mais tem ameaçado a democracia e a paz em muitos países do nosso planeta. “A luta pela tolerância agrega-se ao dever de respeito pela diversidade como um processo necessário na construção de uma sociedade plural”, afirma a professora do curso de Direito da Unileão Danielly Clemente.

Segundo a docente, o olhar sobre o diferente e a perspectiva de alteridade expande a noção de solidariedade, amplia o sentido de “nós” enquanto comunidade global e enraíza uma cultura de paz.

Ela enfatiza que os Direitos Humanos visam garantir a dignidade e o acesso fundamental à saúde, educação, cultura e moradia, diferente do que algumas pessoas pensam a respeito do assunto. “Garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, na verdade, favorece o processo de desestruturação da indústria do crime”, pondera.

Unileão oferece formação pautada na tolerância

A formação de um bacharel em Direito deve estruturar-se para além da construção de um profissional operador das normas jurídicas, mas de um sujeito apto a construir e transformar esse ramo do saber. Essa é a avaliação da profa. Danielly Clemente, que destaca o perfil do egresso do curso da Instituição.

“O perfil do egresso do curso de Direito da Unileão está assentado em uma formação crítica e emancipatória, através das disciplinas propedêuticas e zetéticas que permeiam quase todos os semestres, com o intuito de conferir essas habilidades e competências aos nossos estudantes”, frisa a docente, que ressalta a cadeira de Direitos Humanos como um dos exemplos de disciplinas em que são trabalhadas questões como a tolerância na graduação jurídica da Unileão.

Mega Vestibular Digital Unileão 2021.1

Estão abertas as inscrições para o Mega Vestibular Digital Unileão 2021.1. O processo, que será realizado de forma totalmente on-line, oferecerá bolsas de mérito acadêmico de até 100% e ilimitadas. Os participantes poderão escolher o melhor dia para fazerem a prova: 28 ou 29 de novembro.

Ingresse na Unileão com a nota do ENEM

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para ingressarem na Unileão em 2021.1 com bolsas de estudo de bolsas de mérito acadêmico de até 100% e ilimitadas. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.

Transferidos e graduados

É possível ingressar em um dos cursos de graduação da Unileão em 2021.1, ainda, por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e ainda aproveitar de condições especiais para a matrícula. No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão. Confira o edital neste link.

Por que estudar na Unileão?

Com conceito máximo na avaliação do MEC, a Unileão reúne diversas características que preparam os seus alunos para o mercado atual e do futuro. Com menos de 20 anos e com cursos bem mais jovens que a data de sua inauguração, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio se ergueu no interior do Ceará, com orgulho de ser genuinamente caririense, para ganhar notoriedade em todo o Nordeste e no país por meio das conquistas alcançadas pelos profissionais que se formaram na Instituição, bem como por alunos e professores que ainda frequentam os espaços remotos e presenciais da Unileão.

De acordo com os resultados do Enade 2019, a Unileão tem cursos entre os 10% mais bem avaliados em todo o Brasil, enquanto cerca de metade dos cursos superiores de instituições particulares de ensino tiveram desempenho considerado ruim. Esse fato coloca a Unileão entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Ceará e disparada a primeira do Cariri.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.