Curso de Biomedicina da Unileão promove ciência a serviço da vida

Unileão forma biomédicos para o enfrentamento de desafios na Saúde como a pandemia do novo coronavírus e parabeniza todos os profissionais da área pelo dia 20 de novembro.

20/11/2020 08:30 am - Atualizado em 20/11/2020 10:25 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Estudantes e professores do curso de Biomedicina do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) atuam na promoção da ciência a serviço da vida. A graduação, reconhecida pelo MEC com conceito 4 em uma avaliação que vai de 1 a 5, beneficia toda a sociedade caririense no dia a dia da Clínica-Escola, pela atuação no Laboratório-Escola de Análises Clínicas da Unileão, que tem uma média de 1.600 atendimentos e quase 10 mil exames realizados por ano de forma gratuita.

A Biomedicina é um ramo que perpassa diversas esferas do serviço de saúde. Por isso que, no contexto atual causado pela pandemia da covid-19, que traz um cenário com inúmeros desafios para os profissionais da Saúde, os biomédicos ganham amplo destaque e reconhecimento da sociedade pelos serviços prestados em favor da vida.

A coordenadora do curso de Biomedicina da Unileão, profa. Ana Ruth, avalia que, nesse momento, tem-se de forma ainda mais destacada a atuação dos biomédicos nos hospitais, nas pesquisas envolvendo o mapeamento do coronavírus, bem como na busca pelo desenvolvimento da vacina.

Veja mais: Atuação dos biomédicos se destaca na pandemia do novo coronavírus

Laboratório-Escola de Biomedicina

Na Unileão, o Laboratório-Escola de Biomedicina oferece à população do Cariri a realização de exames laboratoriais em diversas especialidades e de forma gratuita. Essa iniciativa proporciona estágio para os estudantes, conferindo uma inserção prática na rotina laboratorial e possibilitando o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão.

“A disponibilização dos exames e a capacitação dos futuros biomédicos realizada no Laboratório-Escola são fundamentais para a promoção de saúde, principalmente da comunidade carente, que encontra na Unileão um atendimento ágil, humanizado e de qualidade”, enfatiza a coordenadora do curso.

O Laboratório-Escola vem sendo avaliado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) desde 2014 e, em todas as avaliações até o momento, obteve a classificação “Excelente” de desempenho nas análises realizadas. Informações para a realização dos exames podem ser obtidas pelo telefone (88) 2101-1065.

Dia do Biomédico

O dia 20 de novembro foi instituído como Dia Nacional do Biomédico pela Lei Nº 11.339, de 3 de agosto de 2006. A data foi escolhida fazendo referência ao dia em que a profissão foi regularizada no país, por meio do Projeto de Lei Nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

A Unileão homenageia a profissão que completa, em 2020, 54 anos de surgimento no Brasil. Embora a regulamentação só tenha ocorrido em 1979, a profissão já existia no país desde 1966, de acordo com o Conselho Federal de Biomedicina.