(88)99216-3040

Atuação dos biomédicos se destaca na pandemia do novo coronavírus

Biomédicas fazem parte da equipe responsável pelo mapeamento do genoma do coronavírus presente no primeiro caso de infecção da covid-19 na América Latina.

13/05/2020 15:22 pm - Atualizado em 13/05/2020 15:23 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O mundo vive um momento atípico, caracterizado por medidas restritivas, isolamento social, quarentena e, em alguns locais, até toque de recolher. Essa mudança ordenada na rotina da população é causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), que já resultou na morte de mais de dez mil pessoas no Brasil. Nesse cenário, os profissionais da saúde e a comunidade científica se encontram em uma verdadeira corrida para salvar vidas e desenvolver formas de prevenir e tratar a doença. Entre esses profissionais, se destaca o biomédico, que tem atuado como protagonista na investigação de uma solução para essa nova ameaça viral.

Conforme a coordenadora do curso de Biomedicina da Unileão, profa. Ana Ruth, a Biomedicina é uma das áreas mais jovens da Saúde e abrange mais de 30 campos de atuação, sendo muitos desses campos imprescindíveis para o atual momento de pandemia.

“Os biomédicos estão no dia a dia de hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas e de pesquisa desempenhando papel de destaque na promoção da saúde e no enfrentamento às doenças. Agora que vivemos em meio a essa situação atual, a atuação desses profissionais fica ainda mais evidenciada. A área de análises clínicas, que realiza a identificação do coronavírus e possibilita o acompanhamento do curso da doença pelos exames laboratoriais; a imagenologia, que também tem sido importante em virtude das repercussões internas nos órgãos que são alvos do vírus; a atuação nas vigilâncias sanitárias e epidemiológicas, bem como em laboratórios e hospitais públicos e privados são exemplos dessa atuação”, afirma a profa. Ana Ruth.

No Brasil, três biomédicas estavam entre as cinco pesquisadoras responsáveis pelo mapeamento do genoma do coronavírus presente no primeiro caso de infecção da covid-19 na América Latina. O mapeamento do vírus é essencial para o desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos.

“A ciência ganha muita relevância e o biomédico tem estado envolvido em pesquisas científicas importantes, merecendo destaque a equipe que realizou o sequenciamento do coronavírus assim que ele foi identificado na América Latina. Sendo assim, fica evidente que o biomédico, por sua vasta área de conhecimento, tem atuado de forma muito destacada nesse momento de emergência na saúde pública mundial”, enfatiza a docente.

Ciência, saúde e diagnóstico em função da qualidade de vida.


COMPARTILHE: