Unileão celebra Dia do Estudante e parabeniza sua comunidade acadêmica

Em 21 anos de atuação no Cariri cearense, a Unileão contribuiu para a formação de quase 15 mil profissionais de diversas cidades do Ceará, Paraíba, Pernambuco, dentre outros estados vizinhos.

10/08/2022 17:46 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Ser estudante é muito mais que estar dentro de uma sala de aula. É dedicar-se ao conhecimento e à transformação da vida pela educação. Como forma de homenagear a perseverança daqueles que escolheram o caminho dos estudos, foi estabelecido o Dia do Estudante em 11 de agosto.

Educação transformadora

Em 21 anos de atuação no Cariri cearense, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) contribuiu para a formação de quase 15 mil profissionais de diversas cidades do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco, dentre outros estados vizinhos. Hoje, esses profissionais se destacam no mercado de trabalho e transformam a realidade dos locais por onde passam, feito alcançado por meio de um ensino de excelência que é reconhecido com as maiores notas nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC): IGCCPC e Enade.

Luan Duarte, estudante do 6º semestre do curso de Psicologia

“Eu já sou graduado em outro curso, o Jornalismo, e sempre tive um certo receio de uma segunda graduação, pelo que a sociedade nos impõe de trilhar um único caminho. Mesmo assim, a psicologia já me chamava ainda no ensino médio.

Quando entrei em contato com a Unileão, recebi todo suporte e me foram apresentadas todas as possibilidades de ingressar no curso de Psicologia, assim como a coordenação do curso já se mostrou disposta a esclarecer quaisquer questões ou dúvidas no processo.

Consegui aproveitar disciplinas, e fui cursando. Veio a pandemia e pensei em desistir por questões financeiras, mas o diálogo com a Instituição me permitiu continuar no curso. Hoje estou no sexto semestre, me sinto muito realizado na formação.”

Isla Gomes, estudante do 10º semestre do curso de Enfermagem

“Sou técnica em Enfermagem desde 2016, e sou apaixonada pela minha profissão.  Pensando nisso decidi me aperfeiçoar e cursar Enfermagem. A Unileão é uma instituição completa, que se preocupa em preparar o estudante para o mercado de trabalho, desempenhando e oferecendo qualidade.”

Ana Maria, estudante do 4º semestre do curso de Enfermagem

“A Unileão sempre foi meu foco, desde o ensino médio. E depois que consegui começar a cursar na Instituição eu vejo que realmente foi a escolha certa. Ela presta total atenção aos seus alunos, e essa dedicação mútua entre Instituição e aluno é o que faz toda a diferença.”

Feriado do dia do estudante é movido para 16 de setembro

Para que os estudantes possam aproveitar um momento de descanso prolongado, a Unileão optou por deslocar o feriado discente e docente do Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, para o dia 16 de setembro, sexta-feira. O dia 15 de setembro, quinta-feira, é feriado do Dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte.

Unileão realiza momento cultural no dia 11 de agosto para comunidade acadêmica

Como forma de celebrar com seus estudantes e promover um espaço de descontração, a Instituição irá realizar, no dia 11 de agosto, nos intervalos dos turnos manhã e noite, momentos de apresentações culturais. As ações acontecerão nos campi Saúde e Lagoa Seca.

Sobre a data

O Dia do Estudante foi instituído em 11 de agosto por diferentes motivos. Foi nesta data, em 1827, que o imperador D. Pedro I autorizou a fundação das primeiras faculdades de ensino jurídico no país, as quais eram, também, pioneiras no Ensino Superior brasileiro. Com a criação das Faculdades de Direito de Olinda (PE) e a do Largo do São Francisco (SP), foi sugerido pelo jurista Celso Gand Ley que, naquela data, fosse celebrado algo mais abrangente, como o Dia do Estudante.

Já em 11 de agosto de 1937, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE), que tem por objetivo representar os estudantes das variadas categorias em movimentos sociopolíticos.