Unileão promove campanha de doação de livros em comemoração ao Dia Nacional do Livro

A campanha aproveita a data, celebrada em 29 de outubro, para reforçar a importância de proporcionar o acesso à cultura e ao conhecimento.

21/10/2022 17:00 pm - Atualizado em 21/10/2022 12:53 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, uma ferramenta que proporciona conhecimento em todas as fases da vida, acompanhando e enriquecendo a formação humana, profissional e pessoal. Pensando nisso, a Unileão irá promover a Semana do Livro, que conta com uma campanha de arrecadação de obras literárias, acadêmicas e outras. Alunos, professores e colaboradores da instituição poderão contribuir com suas doações de 24 a 26 de outubro, que podem ser entregues nos campi Lagoa Seca, Saúde e Crajubar.

Os livros arrecadados serão organizados por gênero literário e faixa etária e doados para o Projeto Pontes, desenvolvido pela Biblioteca Prof. Vladenir Pontes Menezes em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH). O projeto tem como objetivo evidenciar as obras literárias disponíveis, que podem ser boa companhia durante o período de espera na Clínica-Escola, Hospital Veterinário e Núcleo de Prática Jurídica da Unileão. A ação incentiva a leitura, a criatividade e contribui para o acesso da população à cultura.

O livro é uma das maiores invenções da humanidade, e é capaz de transportar o leitor e transformar realidades. A Unileão tem orgulho de contar com tantas obras e produções literárias e acadêmicas de autoria de seus alunos, professores e colaboradores, que permitem que o hábito da leitura e da escrita dos livros continuem expandindo os horizontes de cada um.

Locais e horários para entrega de doações de livros:

Campus Lagoa Seca – 8h às 22h – Biblioteca

Campus Saúde – 8h às 22h – Biblioteca

Campus Crajubar – 8h às 17h – CDH

Mais sobre o Projeto Pontes

A Biblioteca Prof. Vladenir Pontes Menezes da Unileão criou o Projeto “Pontes” para promover ações diárias de estímulo às descobertas literárias na comunidade acadêmica da instituição, e reforçar a importância do hábito da leitura e de como ela é importante para o desenvolvimento da criticidade, criatividade, habilidades de escrita, aumento da concentração, entre tantos outros benefícios. O projeto visa alcançar todos os públicos da Unileão, interno e externo, disponibilizando livros em diversos locais dos campi da IES.

“Muitas vezes, por vivermos nessa rotina agitada, acabamos sem perceber a importância do hábito da leitura, e diante de tanta inovação tecnológica acabamos deixando de lado essa ferramenta tão importante no desenvolvimento do ser humano, que é o livro. A leitura nos proporciona situações como conhecer personagens marcantes, que muitas vezes se assemelham com o leitor e pessoas do nosso cotidiano, auxilia no desenvolvimento da empatia, do cuidado, da sensibilidade com o próximo. Então, é muito importante colocar esse projeto em prática para ampliar cada vez mais o acesso da população à cultura, esse é um dever de todos nós”, explica Thatiana Espínola, Coordenadora de Desenvolvimento Humano / RH da Unileão.

Lunara Alcântara, Bibliotecária da Unileão, complementa. “A leitura nos permite viajar, aprender algo novo, despertar para diversas possibilidades. Diante disso, o ‘Projeto Pontes’ busca aproximar os leitores aos livros, e dessa forma ocupar o tempo com algo prazeroso e que desperte bons sentimentos, pois quando estamos lendo algo que gostamos, nos sentimos bem, e esse é o propósito do Projeto, conectar-se através da leitura”.

Confira algumas das publicações dos alunos, egressos e professores da Unileão!

Professora do curso de Direito da Unileão publica livro na área da Hermenêutica Jurídica

Egresso do curso de Enfermagem da Unileão publica capítulos de livros nas áreas de educação e saúde

Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da Unileão publica dois livros pela Quipá Editora