Professores e aluno do curso de Educação Física da Unileão publicam capítulo de livro

O trabalho, intitulado “Esportes de Aventura na natureza para pessoas com deficiência”, ocupa o capítulo 2 do livro “Ciência do Esporte e Educação Física: Saúde e Desempenho”, da Atena Editora.

14/02/2023 10:31 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os docentes Ricardo Pereira Lemos e Renan da Costa Vanali, e o acadêmico Rafael Saldanha Demarco, do curso de Educação Física da Unileão, conquistaram espaço para a publicação do trabalho intitulado “Esportes de Aventura na natureza para pessoas com deficiência”. A produção consta no livro “Ciência do Esporte e Educação Física: Saúde e Desempenho” da Atena Editora, podendo ser encontrada no capítulo 2 da obra. O acesso ao livro é on-line e gratuito por meio deste link.

Acesse a publicação!

“O trabalho, cujo tema tenho interesse há alguns anos, foi desenvolvido a partir da articulação entre as disciplinas de Lazer e Esportes da Natureza, com o professor Ricardo Lemos, e Educação Física Adaptada, com o professor Renan Vanali. Apesar do pouco tempo no curso sinto que tenho me desenvolvido a partir do incentivo de familiares, professores e colegas. Ver o estudo publicado para mim é uma grande satisfação, espero que ele possa contribuir para que mais pessoas conheçam possibilidades de atividades físicas e de lazer para pessoas com deficiência, unindo forças com outros estudos e coletivos que atuam pelo fim do capacitismo, tão enraizado em nossa sociedade”, relatou o estudante Rafael Saldanha.

A produção tem como objetivo caracterizar a prática de esportes de aventura na natureza para pessoas com deficiência. A temática apresenta grande valor social pela possibilidade de ampliar as oportunidades de esporte e lazer para o público abordado e pela contribuição com o avanço dos estudos na área.

“O tema se torna importante por divulgar e demonstrar que todos sem distinção podem ser atores de suas escolhas, que o esporte não se limita apenas ao convencional, e principalmente quando se fala do esporte na natureza, onde o contato com a mesma pode resultar em experiências corporais e sociais cada vez mais positivas. Alinhando a prática esportiva e o zelo ao ambiente, o esporte surpreende, pois, mostra que não existem limites para quem o quer praticar. O esporte é para todos e cada vez mais as pessoas com deficiência vêm conquistando seus espaços de direito, vencendo barreiras e superando seus limites”, enfatizou o professor Renan Vanali.

O docente Ricardo Lemos também falou sobre a relevância do incentivo à pesquisa e à produção científica dentro da formação. “A publicação desse trabalho revela a importância do diálogo entre as disciplinas do curso e a produção científica realizada no processo formativo de nossos acadêmicos. O curso de Educação Física possui muito potencial em suas ações práticas e científicas. Nesse sentido, incentivamos o olhar investigativo de nossos estudantes, buscando que percebam dentro dos temas trabalhados em sala a potência de transformar a sociedade e a vida das pessoas por diversos caminhos. A publicação desse trabalho, protagonizada por Rafael Saldanha, não apenas coloca em cena a temática dos esportes de aventura e inclusão de pessoas com deficiência, mas também motiva novos trabalhos. Estamos muito felizes com o alcance dessa discussão”, afirmou.

Confira mais sobre publicações no curso de Educação Física da Unileão:

Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da Unileão publica livro pela Quipá Editora

Acadêmicos e docente do curso de Educação Física da Unileão publicam artigo em livro sobre ciências e saúde

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.