Em 21 anos de atuação no Cariri cearense, a Unileão contribuiu para a formação de quase 15 mil profissionais de diversas cidades do Ceará, Paraíba, Pernambuco, dentre outros estados vizinhos.
Ser estudante é muito mais que estar dentro de uma sala de aula. É dedicar-se ao conhecimento e à transformação da vida pela educação. Como forma de homenagear a perseverança daqueles que escolheram o caminho dos estudos, foi estabelecido o Dia do Estudante em 11 de agosto.
Em 21 anos de atuação no Cariri cearense, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) contribuiu para a formação de quase 15 mil profissionais de diversas cidades do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco, dentre outros estados vizinhos. Hoje, esses profissionais se destacam no mercado de trabalho e transformam a realidade dos locais por onde passam, feito alcançado por meio de um ensino de excelência que é reconhecido com as maiores notas nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC): IGC, CPC e Enade.
“Eu já sou graduado em outro curso, o Jornalismo, e sempre tive um certo receio de uma segunda graduação, pelo que a sociedade nos impõe de trilhar um único caminho. Mesmo assim, a psicologia já me chamava ainda no ensino médio.
Quando entrei em contato com a Unileão, recebi todo suporte e me foram apresentadas todas as possibilidades de ingressar no curso de Psicologia, assim como a coordenação do curso já se mostrou disposta a esclarecer quaisquer questões ou dúvidas no processo.
Consegui aproveitar disciplinas, e fui cursando. Veio a pandemia e pensei em desistir por questões financeiras, mas o diálogo com a Instituição me permitiu continuar no curso. Hoje estou no sexto semestre, me sinto muito realizado na formação.”
“Sou técnica em Enfermagem desde 2016, e sou apaixonada pela minha profissão. Pensando nisso decidi me aperfeiçoar e cursar Enfermagem. A Unileão é uma instituição completa, que se preocupa em preparar o estudante para o mercado de trabalho, desempenhando e oferecendo qualidade.”
“A Unileão sempre foi meu foco, desde o ensino médio. E depois que consegui começar a cursar na Instituição eu vejo que realmente foi a escolha certa. Ela presta total atenção aos seus alunos, e essa dedicação mútua entre Instituição e aluno é o que faz toda a diferença.”
Para que os estudantes possam aproveitar um momento de descanso prolongado, a Unileão optou por deslocar o feriado discente e docente do Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, para o dia 16 de setembro, sexta-feira. O dia 15 de setembro, quinta-feira, é feriado do Dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte.
Como forma de celebrar com seus estudantes e promover um espaço de descontração, a Instituição irá realizar, no dia 11 de agosto, nos intervalos dos turnos manhã e noite, momentos de apresentações culturais. As ações acontecerão nos campi Saúde e Lagoa Seca.
O Dia do Estudante foi instituído em 11 de agosto por diferentes motivos. Foi nesta data, em 1827, que o imperador D. Pedro I autorizou a fundação das primeiras faculdades de ensino jurídico no país, as quais eram, também, pioneiras no Ensino Superior brasileiro. Com a criação das Faculdades de Direito de Olinda (PE) e a do Largo do São Francisco (SP), foi sugerido pelo jurista Celso Gand Ley que, naquela data, fosse celebrado algo mais abrangente, como o Dia do Estudante.
Já em 11 de agosto de 1937, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE), que tem por objetivo representar os estudantes das variadas categorias em movimentos sociopolíticos.