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Professor Pablo Feitosa, do curso de Direito, compartilha lista de trabalhos publicados em 2024

Lista inclui artigos em periódicos e capítulos de livros. Produção fortalece a qualidade do curso de Direito e ajuda a posicionar a Unileão na vanguarda da pesquisa acadêmica da região. Confira.

02/12/2024 13:39 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O professor Pablo Feitosa Gonçalves, do curso de Direito, compartilha com a comunidade acadêmica da Unileão a lista de trabalhos produzidos por ele em 2024, que incluem artigos completos publicados em periódicos e capítulos de livros, frutos de seu diálogo com os alunos, seja por meio das problematizações surgidas nas aulas, seja pelas discussões posteriores em conversas informais.

“Mais uma vez, Deus me permitiu ser o docente mais produtivo do curso de Direito”, agradece o professor, cujas pesquisas abrangem diversas áreas: Educação, Literatura, Linguística e o próprio Direito.

“Os trabalhos na área da Literatura, por exemplo, são sobre o cordel, uma manifestação cultural importantíssima, não apenas para a nossa região, mas também para o Brasil como um todo. Os trabalhos que dialogam com a linguística se referem às vertentes de análise de discurso que podem e devem ser aplicadas ao discurso jurídico”, explica.

Importância da produção acadêmica

A produção acadêmica tem um impacto direto no reconhecimento institucional em avaliações de indicadores da Educação. O mais recente levantamento, por exemplo, posicionou a Unileão como a única instituição privada do Cariri a receber quatro estrelas no curso de Direito. O ranking, divulgado pelo Estadão Guia da Faculdade, foi realizado em parceria com a Quero Educação e levou em consideração fatores como o corpo docente.

“A produção é essencial para fortalecer o nosso curso (e a instituição como um todo) nas avaliações do Ministério da Educação e dos demais órgãos públicos, bem como para manter a nossa posição de destaque na vanguarda da pesquisa acadêmica na região”, considera o professor. Ele também destaca a importância das publicações no desenvolvimento teórico e crítico dos alunos.

“A produção acadêmica contribui para ampliar o horizonte teórico e crítico dos estudantes, além de desenvolver o hábito de estudar, que se torna um ato mais prazeroso. Os estudantes que se envolvem em atividades de pesquisa tendem a obter maior sucesso tanto na advocacia quanto nos concursos públicos”, afirma.

O professor também ressalta a importância da troca de ideias com seus colegas de trabalho da Unileão e da UniVS (Centro Universitário Vale do Salgado), que pertencem ao mesmo grupo institucional. “Os diálogos com os colegas tiveram grande contribuição na construção desses trabalhos, sendo que alguns foram desenvolvidos em coautoria com docentes de ambas as instituições”, sublinha.

Confira a lista de artigos completos publicados em periódicos:

  1. GONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa. Et al. Educação, arte e literatura: entrelaçando saberes para uma Educação Emancipatória com Jacotot, Libertária com Freire e Revolucionária com Boal. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 10, p. e9021, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n10-130. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/9021. Acesso em: 22 nov. 2024.
  2. GONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa. Um esboço de análise dialógica do discurso sobre o cordel ‘A estória da Nêga dum peito só’. Macabéa- Revista eletrônica do NETLLI, v. 13, p. 1-20, 2024.

Capítulos de livros publicados

  1. GONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa. Herbert Hart e o direito como união de regras primárias e secundárias. Estudos em ciências jurídicas. Belém: Home Editora, 2024, p. 109-119.
  2. GONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa. Pontes de Miranda e o ‘Direito à Educação’. In: Gislene Farias de Oliveira; Miguel Melo Ifadireó; Moema Alves Macedo; Cicero Magerbio Gomes Torres. (Orgs.). Didática no Ensino Superior: dilemas, tessituras e enfrentamentos sob o foco da educação intercultural e da educação popular em saúde. Recife: Inove Primer, 2024, p. 221-240.
  3. GONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa; ALBUQUERQUE FILHO, José Antonio. ; MARINHO, Érika de Sá. Linguística e Direito: Uma breve análise crítica do discurso jurídico sobre a reserva do possível na ADPF 45. In: Juliane Mayer Grigoleto. (Org.). Interfaces entre o direito e outras disciplinas. Chapadinha: Alfa Ciência, 2024, p. 89-106.
  4. GONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa; LUCENA, I. F. F. ; SAMPAIO NETO, Delmiro Deladier. O conceito jurídico de inteligência artificial e o papel dos treinadores: implicações e desafios para o direito. In: Carlos Batista. (Org.). Inteligência Artificial: contemporaneidades e futuridades. Itapiranga: Schreiben, 2024, p. 39-50.

Para ler outras produções acadêmicas do professor, acesse os links abaixo:

https://unileao.edu.br/2023/05/18/acervo-de-producoes-cientificas-de-professor-do-curso-de-direito-da-unileao-contempla-diversos-temas-da-area/

https://unileao.edu.br/2024/01/03/professor-francysco-pablo-do-curso-de-direito-publica-artigo-em-umas-das-revistas-mais-bem-qualificadas-do-pais/

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.


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