Lista inclui artigos em periódicos e capítulos de livros. Produção fortalece a qualidade do curso de Direito e ajuda a posicionar a Unileão na vanguarda da pesquisa acadêmica da região. Confira.
O professor Pablo Feitosa Gonçalves, do curso de Direito, compartilha com a comunidade acadêmica da Unileão a lista de trabalhos produzidos por ele em 2024, que incluem artigos completos publicados em periódicos e capítulos de livros, frutos de seu diálogo com os alunos, seja por meio das problematizações surgidas nas aulas, seja pelas discussões posteriores em conversas informais.
“Mais uma vez, Deus me permitiu ser o docente mais produtivo do curso de Direito”, agradece o professor, cujas pesquisas abrangem diversas áreas: Educação, Literatura, Linguística e o próprio Direito.
“Os trabalhos na área da Literatura, por exemplo, são sobre o cordel, uma manifestação cultural importantíssima, não apenas para a nossa região, mas também para o Brasil como um todo. Os trabalhos que dialogam com a linguística se referem às vertentes de análise de discurso que podem e devem ser aplicadas ao discurso jurídico”, explica.
A produção acadêmica tem um impacto direto no reconhecimento institucional em avaliações de indicadores da Educação. O mais recente levantamento, por exemplo, posicionou a Unileão como a única instituição privada do Cariri a receber quatro estrelas no curso de Direito. O ranking, divulgado pelo Estadão Guia da Faculdade, foi realizado em parceria com a Quero Educação e levou em consideração fatores como o corpo docente.
“A produção é essencial para fortalecer o nosso curso (e a instituição como um todo) nas avaliações do Ministério da Educação e dos demais órgãos públicos, bem como para manter a nossa posição de destaque na vanguarda da pesquisa acadêmica na região”, considera o professor. Ele também destaca a importância das publicações no desenvolvimento teórico e crítico dos alunos.
“A produção acadêmica contribui para ampliar o horizonte teórico e crítico dos estudantes, além de desenvolver o hábito de estudar, que se torna um ato mais prazeroso. Os estudantes que se envolvem em atividades de pesquisa tendem a obter maior sucesso tanto na advocacia quanto nos concursos públicos”, afirma.
O professor também ressalta a importância da troca de ideias com seus colegas de trabalho da Unileão e da UniVS (Centro Universitário Vale do Salgado), que pertencem ao mesmo grupo institucional. “Os diálogos com os colegas tiveram grande contribuição na construção desses trabalhos, sendo que alguns foram desenvolvidos em coautoria com docentes de ambas as instituições”, sublinha.
Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.