Manual do Aluno – Informações Acadêmicas

MATRÍCULA

Deve ser renovada a cada semestre para garantir o vínculo com a instituição. O valor do curso é dividido em seis parcelas por semestre. É importante observar o calendário da rematrícula para não perder a sua vaga.

FREQUÊNCIA ÀS AULAS

A presença frequente nas aulas é essencial ao aprendizado e ao bom desempenho acadêmico, o que refletirá na sua caminhada rumo ao sucesso profissional. Para a legislação acadêmica brasileira não existe o abono de faltas. Será reprovado o aluno que obtiver acima de 25% de faltas por disciplina. Assim, é importante administrar as ausências em aulas teóricas. Com relação às disciplinas de estágios, é necessário 100% de frequência.

REGIME ESPECIAL

O Regime Especial deverá ser requerido pelo(a) aluno(a) de graduação que necessitar se afastar a partir de 16 dias por motivo de gestação, afecções congênitas, traumatismos ou outras condições mórbidas incompatíveis com a frequência aos trabalhos escolares, devidamente identificadas através de CID constante no atestado médico. O Regime Especial obedece a Lei nº 6.202/75, Decreto-lei nº 1.044/69, Lei nº 4.375/64 e demais instrumentos pertinentes à legislação em vigor.

CANCELAMENTO E TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

O cancelamento da matrícula é o rompimento do vínculo com a instituição e a consequente perda da vaga, podendo ser feito a qualquer tempo. O trancamento da matrícula tem prazo definido para ser solicitado e tem validade de dois anos. Para mais informações, o aluno deve procurar o Núcleo de Atendimento.

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

O aproveitamento de estudos consiste na possibilidade de o aluno aproveitar, em seu curso atual, disciplinas cursadas com aprovação em cursos do mesmo nível de ensino em outra Instituição de Ensino Superior. A documentação necessária para a solicitação inclui cópias autenticadas e programas das disciplinas cursadas com aprovação.

AJUSTE DE DISCIPLINAS

Deverá ser feito em caso de aproveitamento de disciplina ou reprovação. É necessário observar os prazos estipulados no calendário acadêmico.

AVALIAÇÃO

Nosso sistema avaliativo consiste em duas avaliações bimestrais realizadas da seguinte forma:

AV1 – peso 1

AV2 – peso 2

AVF – caso o aluno não tenha obtido a média suficiente para ser aprovado

Média= AV1 + (AV2 x 2) / 3

O somatório das notas e a divisão por 3 podem dar os seguintes resultados:

1. a) De 0 a 3,9 – é necessário que o aluno repita a disciplina porque o conteúdo não foi bem assimilado, está reprovado;
  2. b) De 4,0 a 6,9 – é necessário estudar um pouco mais. O aluno necessita realizar a avaliação final (AVF) para que não haja prejuízos no seu aprendizado. Após a AVF, deve-se observar que a média mais a nota da AVF, divididos por dois, deverá ter valor igual ou superior a 5,0. Se sua média foi 4,0, você irá para final por 6,0. Se sua média foi 6,0, você irá para final por 5,0 porque a AVF não pode ser menor do que 5,0;
  3. c) De 7,0 a 10,0 – o aluno está preparado para ingressar no semestre seguinte.

ATENÇÃO

O aluno tem direito a solicitar apenas uma 2ª chamada, referente à AV1 ou AV2, que será realizada no final do semestre com o conteúdo de toda a disciplina. A solicitação deve ser feita através de requerimento junto ao Núcleo de Atendimento. Logo, é importante não perder a avaliação. As atividades complementares passadas pelo professor auxiliam na nota da prova, mas não substituem a avaliação escrita.