(88)99216-3040

Manual do Aluno – Informações Gerais

DESEMPENHO ACADÊMICO E ADIMPLÊNCIA

Boas notas, boa frequência e pagamentos em dia podem beneficiá-lo nos programas desenvolvidos pela instituição, tais como monitorias, financiamentos estudantis, estágios e projetos de extensão. É responsabilidade do aluno manter-se informado quanto a esses programas, buscando informações no site institucional ou junto às coordenações dos cursos.

ZELO PELA INSTITUIÇÃO

É papel de todos os alunos, professores, funcionários e demais colaboradores zelar pelo patrimônio da instituição. O aluno deve manter a limpeza do ambiente acadêmico, respeitando os espaços internos e externos, bem como os colegas. As salas de aula dispõem de sistema de refrigeração de ar, devendo permanecer ligado durante todo o período de realização das aulas.

A instituição dispõe ainda de sistema de segurança e vigilância. Entretanto, a UNILEÃO não poderá se responsabilizar pela proteção do aluno que se encontrar fora das dependências da mesma. Portanto, o aluno deve evitar o uso de serviços externos às unidades, a fim de preservar sua integridade física. O aluno deverá ficar atento aos seus objetos pessoais, inclusive livros, aparelhos eletrônicos, bolsas e jalecos, pois a instituição não se responsabilizará nos casos de desaparecimento desses objetos em suas dependências.

REGIME DISCIPLINAR

O bom funcionamento de qualquer instituição pressupõe a utilização de regras que viabilizem convívio harmonioso, por isso dispomos, em cada curso, de manual de conduta e regras para funcionamento adequado das aulas e estágios. Portanto, o exercício do profissionalismo começa na instituição, através do respeito ao professor, colegas e funcionários. Sendo assim, se há algo errado, o aluno deve procurar o setor competente, conversar e tentar resolver. É obrigatório o uso de jaleco e sapato fechado nos laboratórios, clínicas e hospitais.

PORTAL DO ALUNO

Nesse ambiente virtual e de fácil acesso estão informações e serviços importantes para sua trajetória acadêmica, como acompanhar todo seu desenvolvimento nas disciplinas, práticas e/ou teóricas, notas, frequência das aulas e material de apoio para estudo complementar. Basta clicar na opção Portal Educacional, colocar o número da sua matrícula, repetir o mesmo número para a senha (no primeiro acesso) e em seguida já será pedido que você crie uma nova senha. Fique à vontade! Navegue, estude, troque conhecimento com os professores e colegas. Aproveite todos os serviços oferecidos pelo portal.

BIBLIOTECAS

As bibliotecas da UNILEÃO foram planejadas nos três campi para atender a comunidade acadêmica, facilitando o acesso à pesquisa, estimulando seu desenvolvimento por meio dos diversos tipos de documentos convencionais e não convencionais e oferecendo infraestrutura bibliográfica necessária às atividades de ensino, pesquisa e extensão. O acervo cresce a cada semestre. Assim, é possível atender rapidamente às necessidades da instituição, dos nossos alunos e professores. Fazem parte do acervo físico várias mídias e áreas do conhecimento, disponíveis com livre acesso, permitindo o contato direto do usuário com a informação desejada.

As reservas de material bibliográfico seguem ordem cronológica de solicitação do usuário, onde o aluno poderá retirar até três livros por um período de sete dias. As bases de dados com acesso gratuito enriquecem as possibilidades de pesquisas e apresentam referências bibliográficas, resumos ou textos completos de artigos de periódicos. Os alunos têm acesso livre às bases e acessam as mesmas nos computadores destinados à pesquisa no ambiente da biblioteca.

Algumas das bases de dados mais utilizadas são Scielo, Bireme, BVS-Psi, ANPAD e COMUT. Os alunos da UNILEÃO têm um diferencial quando se fala em inovação e tecnologia. A nossa instituição também oferece acesso móvel (pelo notebook, tablet ou smartphone) para pesquisa, através da Biblioteca Virtual “Minha Biblioteca”, com 5.581 títulos das editoras: Saraiva, Atlas, Grupo A, Manole e GEN.

COPEX

A Coordenação de Pesquisa e Extensão é responsável pelo gerenciamento, acompanhamento e organização das atividades de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação; Ações de Extensão (programas, projetos, eventos, cursos e prestações de serviços); incentivo para participação em eventos científicos; publicações; Programa de Monitoria; Revista Científica, além de outras ações vinculadas à produção científica.

Os objetivos da Coordenação de Pesquisa e Extensão da UNILEÃO (COPEX) são:

  • Incentivar a pesquisa científica, envolvendo docentes e discentes;
  • Contribuir para o incentivo à Iniciação Científica por meio de programas que despertem discentes de todos os cursos de graduação;
  • Promover maior integração entre ciência e sociedade por meio de eventos, palestras, jornadas, simpósios, semanas, fóruns, colóquios, entre outras iniciativas que divulgam o conhecimento científico para a comunidade acadêmica e para a sociedade de modo geral;
  • Incentivar a pesquisa e a extensão por meio de abordagens multidisciplinares, capazes de articular as diferentes áreas de conhecimento com os diversos cursos da instituição;
  • Reafirmar as atividades de extensão como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade.
  • Articular os pilares ensino, pesquisa e extensão como eixos norteadores para o desenvolvimento da instituição;
  • Incentivar o Programa de Monitoria, estimulando docentes e discentes para ações orientadas a projetos de monitoria para as disciplinas de graduação dos diferentes cursos da UNILEÃO;
  • Divulgar a produção científica e de extensão da UNILEÃO, articulando ensino, pesquisa, extensão e monitoria;
  • Impulsionar a divulgação científica por meio da organização de publicações impressas e eletrônicas, tais como Revista Científica; Anais das Jornadas Acadêmicas e de Iniciação Científica, Anais do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, eventos anuais promovidos pela instituição, entre outras formas de publicação e de divulgação científica.

NAPI

É um setor destinado à orientação psicopedagógica do corpo docente e discente da instituição. Tem como objetivo intervir nas dificuldades relacionadas à aprendizagem. Desenvolve projetos voltados à inclusão, nivelamento, acolhimento e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem. O Núcleo de Apoio Psicopedagógico realiza orientação e organização de horários para os estudos.

NÚCLEO DE CARREIRA E PROFISSÃO

O Núcleo de Carreira e Profissão disponibiliza serviços gratuitos para orientação e acompanhamento dos estudantes e egressos ao mercado de trabalho, facilitando o diálogo entre as empresas que precisam de novos talentos. O núcleo também oferta capacitações gratuitas com temas que visam qualificar os estudantes e egressos para a empregabilidade, bem como são divulgadas oportunidades de estágios e empregos em diversas áreas de atuação.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação avalia processos internos da UNILEÃO de forma sistematizada, com representação de todos os segmentos da comunidade acadêmica: discentes, docentes, técnico-administrativos e sociedade civil. A CPA procura desenvolver uma cultura avaliativa, produzindo informações que possam promover mudanças e enfrentamentos aos desafios institucionais.

OUVIDORIA

Seu canal de diálogo com a UNILEÃO. O setor recebe informações, sugestões, reclamações e elogios. Mantém uma comunicação permanente, agindo de maneira objetiva, transparente e ética.