Pós-graduação está prevista para ter início em fevereiro. Com o intuito de potencializar o debate sobre a área de trabalho do sociojurídico, instrumentalizando os profissionais sobre os aspectos sociais, políticos e, sobretudo, jurídicos, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está com inscrições abertas para […]
Pós-graduação está prevista para ter início em fevereiro.
Com o intuito de potencializar o debate sobre a área de trabalho do sociojurídico, instrumentalizando os profissionais sobre os aspectos sociais, políticos e, sobretudo, jurídicos, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está com inscrições abertas para a pós-graduação em Serviço Social e Sistema Sociojurídico. O curso está previsto para ter início em fevereiro e as vagas são limitadas. Mais informações sobre a pós-graduação, bem como a respeito das inscrições, podem ser obtidas pelos telefones (88) 2101 1087 e (88) 9 9934 9825.
“Somos a única Instituição de Ensino Superior na região a oferecer a pós-graduação na área do Sociojurídico. Isso nos faz crer não apenas na necessidade em oferecê-la, contudo, em sua significância para os profissionais assistentes sociais”, ressalta a coordenadora do curso, profa. Cecília Bezerra.
O curso da Unileão oferece uma estrutura completa aos profissionais do Serviço Social por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), espaço propício para que os estudantes da pós-graduação vivenciem a prática na direção da afirmação e defesa dos direitos humanos. Além disso, o curso conta com docentes devidamente capacitados e habilitados em aprofundar a formação de especialistas, com competências teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa.
A área de atuação do assistente social especializado no âmbito sociojurídico perpassa a execução de um trabalho balizado em competências e habilidades relativas às demandas sociais, no que se refere ao acesso, ampliação e garantia dos direitos sociais em diversos locais como: Poder Judiciário Estadual e Federal, Ministério Público, Defensoria Pública, segurança pública, sistema prisional, sistema socioeducativo, conselhos tutelares, Terceiro Setor, setor privado.
Os componentes curriculares do curso são:
– A Emersão do Serviço Social no Campo Sociojurídico;
– Ética, Direitos Humanos e Cidadania;
– A Política de Assistência Social e Segurança Pública;
– Questão Social e Suas Expressões na Realidade;
– Os Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social no Campo Sociojurídico;
– Legislação Social e Direitos Constitucionais;
– O Serviço Social Contemporâneo no Campo Sociojurídico e a Efetivação do Projeto Ético Político;
– A Política de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente;
– Workshop de Redação Científica;
– A Rede de Atenção Psicossocial a Usuários de Álcool e Outras Drogas e a Questão Judiciária de Proteção Social;
– Direitos Sociais – Questões de Gênero, Raça, Etnia e Comunidade LGBT;
– Serviço Social, Mediação de Conflitos – Popular e Comunitária;
– Família Contemporânea e os Desafios da Intervenção Profissional no Campo Sociojurídico;
– A Justiça no Campo da Família, Criança e do Adolescente;
– Violência Urbana, Crime e Sociedade;
– Famílias e o Novo Código Civil;
– A Comunicação Entre Orientadores e Orientandos – Orientação;
– Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
Serviço
Pós-graduação em Serviço Social e Sistema Sociojurídico
Previsão para o início das aulas: fevereiro de 2020
Duração: 19 meses
Informações pelos telefones (88) 2101 1087 e (88) 9 9934 9825