(88)99216-3040

Dermatologia é uma das áreas de atuação do profissional de Enfermagem

Enfermagem Dermatológica abrange o cuidado com a pele por meio do tratamento de feridas, queimaduras e da podiatria.

28/02/2020 10:06 am - Atualizado em 28/02/2020 15:32 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O profissional de Enfermagem tem atuado de modo interdisciplinar, expandindo cada vez mais o seu espaço na área da Saúde. Uma das áreas de especialidade desse profissional é a Enfermagem Dermatológica, que abrange o cuidado com a pele por meio do tratamento de feridas, queimaduras e da podiatria, conforme estabelecido nas resoluções nº 581/2018 e nº 568/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

“As competências da Enfermagem em Dermatologia são bastante amplas e incluem desde procedimentos de consulta de Enfermagem, prescrição da assistência de Enfermagem, cuidados diretos a pacientes graves com risco de morte, cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exigem conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas”, explica a profa. Maryldes Lucena, coordenadora do curso de Enfermagem da Unileão.

 As resoluções nº 581/2018 e nº 568/2018 do Cofen tratam das especialidades dos profissionais de Enfermagem por área de abrangência e aprova o regulamento dos Consultórios de Enfermagem e Clínicas de Enfermagem, respectivamente.

Enfermagem Dermatológica

A Enfermagem tem longa trajetória histórica no Brasil enquanto prática cotidiana de cuidados com a pele das pessoas e atuação dos profissionais da área em programas de atenção básica em Dermatologia, como: hanseníase, leishmaniose, pênfigo foliáceo, psoríase, entre outros agravos dermatológicos e em todos os níveis de atenção à saúde.

Essas práticas permitiram o acúmulo de um conjunto significativo de saberes consolidados em muitos manuais de treinamento e protocolos institucionais, tendo sido especialmente utilizados pelos enfermeiros de saúde pública, que foram os primeiros especialistas a atuar nesse campo do conhecimento, principalmente na “Dermatologia Sanitária”.

Leia mais:

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.


COMPARTILHE: