Estudo apresentou as contribuições da escuta clínica do psicólogo de base psicanalítica nos atendimentos de jovens em conflito com a lei.
Os estudantes do 7º semestre de Psicologia da Unileão Carlos Mendes de Lima Júnior, Jacqueline Pereira Alves e Fernanda Silva Luna Agra, esta última também professora da Instituição, publicaram um artigo científico intitulado “Contribuições da psicanálise na escuta clínica de adolescentes em conflito com a Lei”. A publicação foi feita na ID On-Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia.
A partir da análise de um caso real de uma adolescente em conflito com a lei, o artigo explana a interpretação dos atos e infrações cometidas tendo como base os conceitos da psicanálise.
Assim, o estudo analisa a contribuição da escuta psicanalítica das situações reais e concretas dos jovens como suporte ao serviço de Psicologia e a própria jurisdição, a fim de efetivar novas e possíveis medidas socioeducativas que poderiam ser aplicadas com melhor manejo clínico e entendimento acerca dos próprios adolescentes.
“Nosso objetivo foi apresentar as contribuições da escuta clínica do psicólogo de base psicanalítica nos atendimentos de jovens em conflito com a lei, em razão da adolescência ser uma fase de mudanças e da problemática da violência envolvendo adolescentes se fazer cada vez mais presente em nosso cotidiano, ressaltando a repetição dos atos violentos e de delitos”, afirma os autores.
Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.