Grupo de Estudos da Unileão publica artigo na Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício

Estudo verificou a resposta da pressão arterial de homens jovens a diferentes tipos de exercícios calistênicos de alta intensidade.

10/08/2020 13:17 pm - Atualizado em 10/08/2020 13:20 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Grupo de Estudos do Treinamento Esportivo e Desempenho Humano (GETEDeH), do curso de Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), teve um artigo aprovado para publicação na Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício (RBPFEX).

Intitulado “Resposta da Pressão Arterial Após Sessões de Exercícios Calistênicos em Diferentes Padrões de Movimento”, o estudo teve como objetivo verificar a resposta da pressão arterial de homens jovens a diferentes tipos de exercícios calistênicos de alta intensidade realizados durante 9 minutos, sendo verificado que esse tipo de exercício ajuda a reduzir a pressão arterial entre 20 e 50 minutos após a realização da sessão.

O artigo é de autoria do professor de Educação Física da Unileão Alfredo Anderson Teixeira de Araújo, líder do GETEDeH, tendo como coautores os estudantes Francisco Gutierry Silva de Oliveira, César Iúryk Biserra Silva e Karisia Monteiro Maia, além das professoras Loumaíra Carvalho da Cruz, também coordenadora do grupo, e Lara Belmudes Bottcher, coordenadora dos cursos de Educação Física da Unileão.

“A importância do estudo está no fato dele tentar elucidar se exercícios de alta intensidade, realizados em pouco tempo, proporcionam benefícios cardiovasculares agudos ao praticante, uma vez que esse tipo de exercício é tempo-eficiente, ou seja, com apenas 9 minutos de sua prática, a pessoa pode obter benefícios importantes na pressão arterial”, comenta o professor Alfredo Araújo, autor do artigo.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.