Data foi escolhida em virtude da norma que dispõe sobre os cursos de Psicologia e sobre o exercício da profissão na área.
O dia 27 de agosto foi escolhido o Dia da(o) Psicóloga(o) como forma de homenagear os profissionais que se dedicam aos cuidados com a mente e que são responsáveis por estudar o comportamento humano para a promoção do bem-estar social e da saúde mental. A comemoração foi instituída nessa data em virtude da norma que dispõe sobre os cursos de Psicologia e sobre o exercício da profissão na área, a Lei Nº 4.119, de 27 de agosto de 1962.
Ciente de que uma mente saudável é fundamental para o bem-estar de qualquer indivíduo, a Unileão busca formar, em seu curso de Psicologia, profissionais éticos, capazes de utilizar e desenvolver o conhecimento da ciência para a compreensão dos fenômenos psíquicos, do comportamento humano e do meio social em diferentes contextos.
Mercado de trabalho
Profissionais formados no curso de Psicologia da Unileão possuem habilitação para investigar, avaliar e intervir preventivamente ou terapeuticamente em nível individual, grupal e institucional, dentro de um enfoque teórico específico, considerando o contexto onde se situam os conflitos, os limites e as possibilidades de acompanhamento.
Psicólogas e psicólogos têm a possibilidade de atuar nas seguintes áreas, de acordo com a Resolução 03/2007 do Conselho Federal de Psicologia:
Serviço de Psicologia Aplicada
A Unileão dispõe do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que realiza atendimentos psicológicos voltados para a comunidade. Os estudantes do curso realizam estágio supervisionado e prestam atendimentos subsidiados à sociedade, assim como aos colaboradores e alunos matriculados na Unileão.
No SPA, são ofertados os serviços de psicoterapia de família; psicoterapia de grupo; orientação profissional; avaliação psicológica; e psicoterapia individual com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além disso, também é ofertado plantão psicológico, que é um tipo de intervenção que acolhe a pessoa no exato momento de sua necessidade. O plantão psicológico é realizado no Serviço de Psicologia Aplicada e os plantonistas são alunos de Psicologia que realizam estágio supervisionado.
Informações sobre inscrições para atendimentos podem ser obtidas com a recepção do Serviço de Psicologia Aplicada: (88) 2101 1048.
Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.