Embora não exista nenhum projeto de lei que tenha acrescentado a data oficialmente ao calendário brasileiro, o dia 12 de setembro é considerado o Dia da Recreação.
A recreação se refere a atividades de lazer cuja meta principal é restabelecer e renovar as energias das pessoas, esgotadas com as tarefas diárias. A necessidade de se praticar atividades recreativas está intrinsecamente ligada à manutenção de corpo e mente saudáveis, pois elas despertam a felicidade e o divertimento em seus praticantes.
Embora não exista nenhum projeto de lei que tenha acrescentado a data oficialmente ao calendário brasileiro, o dia 12 de setembro é considerado o Dia da Recreação. A data é celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Recreadores, tendo como objetivo promover debates sobre o tema e incentivar os recreadores e futuros profissionais da área a disseminarem boas práticas de recreação.
O que pode ser considerado recreação?
As atividades de recreação estão associadas com as práticas lúdicas e agradáveis. “Vão desde estímulos sensório-motores, pelas ações ligadas a jogos, brincadeiras e práticas pré-desportivas, às interações sociais e afetivas que as diversas atividades recreativas despertam nos participantes”, afirma o professor dos cursos de Educação Física da Unileão José de Caldas.
Segundo o docente, atividades de recreação são muito importantes para crianças e adolescentes. “Elas podem aperfeiçoar habilidades cognitivas, comunicativas e criativas, auxiliando em um desenvolvimento integral”, aponta.
Entretanto, não é apenas nessas fases da vida que a recreação deve ser praticada: adultos também devem buscar o lazer. “Para adultos e idosos, as atividades recreativas têm seu papel para formação, reposição de energias, reencontro e transformação do olhar para cada uma dessas fases, auxiliando no equilíbrio e harmonia da qualidade de vida”, completa o professor.
Confira abaixo algumas atividades que podem ser praticadas para recreação:
Hora de se reconectar
O Dia da Recreação busca, acima de tudo, promover a reflexão sobre a importância dos momentos de lazer individuais, em grupo ou em família. “O 12 de setembro nos permite refletir acerca da necessidade de estarmos conectados de maneira mais intimista para que o processo de humanização seja retomado, pois a sociedade automatizada em que vivemos está nos distanciando de nós mesmos e dos outros”, frisa o professor da Unileão, sugerindo, em seguida, que a recreação pode ser uma forma das pessoas se reconectarem a si e aos demais integrantes do seu círculo social.
Incentivo da Unileão à recreação
Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) incentivam a prática de atividades recreativas para a comunidade caririense por meio de ações realizadas em praças públicas, escolas, entre outras instituições.
Além disso, a Unileão busca formar bacharéis e professores capazes de reconhecer a importância da recreação para a formação e o desenvolvimento humano. Para isso, a Instituição conta com uma equipe qualificada de professores e com uma estrutura única na região, que inclui um Complexo Esportivo amplo e moderno.
Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.