Embora não exista oficialmente no calendário brasileiro, a data propõe a reflexão da importância do vínculo entre pais e filhos.
No cotidiano agitado do mundo moderno, é difícil encontrar tempo para dedicar à família. Por isso, os laços entre familiares, especialmente entre pais e filhos, têm se distanciado cada vez mais. Para lembrar a importância do vínculo entre pais e filhos, a data 23 de setembro foi escolhida como o Dia dos Filhos.
Embora não exista oficialmente no calendário brasileiro, a data propõe a reflexão da importância do vínculo entre pais e filhos. Ela faz alusão ao Dia Mundial dos Filhos, celebrado anualmente em Portugal no dia 23 de setembro.
A Unileão compreende a importância da união entre pais e filhos e incentiva que seus colaboradores, professores e estudantes encontrem momentos para reforçarem esse vínculo.
Confira abaixo depoimentos inspiradores de docentes da Unileão:
A profa. Germana Rocha é docente dos cursos de Direito, Medicina Veterinária, Psicologia e Serviço Social da Unileão e mãe das gêmeas Ana Cecília e Alice, de dois anos. Ela lembra que sentiu uma mudança completa de vida assim que descobriu a gravidez das meninas.
Segundo a docente, a chegada das filhas a ensinou a ser mais paciente e a não desistir diante dos obstáculos. Quanto à conciliação da carreira de professora com a maternidade, ela afirma que contou com uma importante rede de apoio no momento de retornar ao trabalho e que hoje, em home office, os desafios são outros.
“A rede de apoio continua firme e forte, mas ainda é bem desafiador ser mãe, professora e orientadora, ainda mais em tempos de home office. Tudo isso faz parte da arte que é a vida e da mais bela arte que é a de compartilhar conhecimento”, disse.
Pai de Anna Isadora, de 4 anos, o professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unileão Renato Marques reconhece que, mesmo com todas as mudanças advindas da chegada da filha, a alegria da paternidade é imensurável.
“Os filhos são bênçãos nas nossas vidas e, como toda bênção, vem para mudar para melhor. É um olhar, um sorriso, um choro, um abraço quando chego em casa do trabalho e ouço dela ‘estava com saudades papai, trouxe uma surpresinha para mim?’. Enfim, diversas alegrias”, relata.
O docente aponta que não é uma tarefa fácil unir a sua dedicação à profissão e os cuidados com a filha. Entretanto, no fim, o esforço compensa. “É complexo, árduo e exige algumas adaptações na rotina, principalmente agora, em período de pandemia, onde foi necessário ajustar hábitos para conciliar trabalho, estudo e a supervisão da educação dela”, frisa.
Dicas de atividades
Aproveite o Dia dos Filhos e tire um tempo para passar com seus descendentes. Seguem algumas dicas de atividades que vocês podem fazer para celebrar a data: