Instituição conscientiza a comunidade acadêmica para a necessidade da prevenção do câncer de intestino, doença que pode ser tratada e tem alta chance de cura.
O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) apoia a campanha Setembro Verde, que tem como objetivo alertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de intestino ou colorretal, segundo tipo mais frequente em mulheres e terceiro entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A estimativa oficial é de que mais de 40 mil casos novos sejam diagnosticados no Brasil no triênio 2020/2022, por isso a importância em se debater o assunto.
Conforme a professora do curso de Enfermagem da Unileão Erine Dantas, o câncer de intestino é uma doença tratável e, na maioria dos casos curável, quando detectada cedo. A docente explica que o diagnóstico precoce é a maior vantagem para pacientes com a doença, possibilitando um tratamento mais efetivo e menor morbidade associada, bem como redução do estágio de apresentação do câncer.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), organizadora da campanha Setembro Verde, cerca de 90% dos casos de câncer do intestino podem ser evitados. Dessa forma, é fundamental manter os exames preventivos em dia, sobretudo após os 50 anos, faixa etária de maior incidência da doença.