Cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas de problemas no coração.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, conforme dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Para conscientizar sobre a prevenção de doenças no coração e disseminar informações sobre o tema, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) apoia a campanha Setembro Vermelho. O mês se encerra com a comemoração do Dia Mundial do Coração, celebrado no próximo dia 29.
A professora do curso de Enfermagem da Unileão Erine Dantas alerta para os principais fatores que precisam ser modificados para prevenir as doenças cardiovasculares. São eles:
Dessa forma, cuidados com o colesterol, hipertensão, estresse, glicemia e sobrepeso são essenciais para controlar a saúde cardiovascular. Por isso, é fundamental fazer exames periódicos para identificar esses problemas e manter a saúde do coração em dia.
Na Unileão, o Laboratório-Escola de Biomedicina oferta gratuitamente à população do Cariri vários exames laboratoriais, que podem identificar o nível de colesterol e glicose no organismo, por exemplo. Informações para a realização dos exames podem ser obtidas pelo telefone (88) 2101-1065.
No local, são atendidos em média 1.600 pacientes e realizados quase 10 mil exames por ano. O equipamento começou a ser avaliado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) em 2014 e, desde então, obtém a classificação “Excelente” como avaliação de desempenho em todos os anos.
Alguns sinais que podem indicar graves problemas no coração e que não devem ser ignorados são:
A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que, anualmente, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de problemas no coração. No Brasil, a média anual de óbitos chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos.