Escolha do dia 4 de outubro para ambas as datas faz alusão a São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e dos animais.
O dia 4 de outubro celebra duas datas muito importantes: o Dia da Natureza e o Dia Mundial dos Animais. Comemoradas juntas, as datas têm como objetivo conscientizar a população acerca da preservação da natureza e dos animais, bem como incentivar a criação de leis que atuem na proteção de ambos. A escolha do dia 4 de outubro faz alusão a São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e dos animais.
Pela ação humana, a natureza vem sendo vítima de diversos impactos negativos. Queimadas, desmatamentos e poluição dos recursos hídricos, da atmosfera e do solo são apenas alguns dos problemas enfrentados na atualidade. Como consequência disso, diversos biomas são afetados, o que implica diretamente nas vidas de animais selvagens. Além disso, esses animais ainda são vítimas de tráfico e caçadas ilegais, o que resulta na extinção de espécies.
“Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Precisamos viver o equilíbrio entre homem, animal e meio ambiente”, comenta a profa. Juliana Almeida, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unileão.
A profa. Ana Isabel, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão, destaca que a Instituição tem como uma de suas principais premissas a prática da sustentabilidade e tem desenvolvido diversas iniciativas voltadas para a preservação da natureza, como a captação de energia solar, a criação de uma estação de tratamento de água e a coleta seletiva com ponto de coleta de óleo de cozinha.
Além disso, a docente ressalta que todos os campi da Instituição são arborizados “para proteger o solo, ter sombra e, com essa cobertura vegetal, proteger o solo para o abastecimento dos lençóis freáticos”.
Por meio do seu curso de Medicina Veterinária, o Centro Universitário também desenvolve diversas ações para a proteção dos animais e conscientização da população do Cariri cearense.
“Fazemos eventos de adoção, de conscientização contra abandono e maus tratos. Também fazemos palestras sobre zoonoses e levamos informações para a comunidade através de redes sociais e eventos”, observa a profa. Juliana Almeida.
Não são apenas os animais selvagens que precisam de atenção. Os animais domésticos também precisam de cuidados. Nesse Dia dos Animais, aprenda algumas dicas para ajudar a manter a saúde do seu pet: