Esta sexta-feira (27) marca o Dia Nacional do Câncer, data que busca conscientizar a população sobre a segunda doença que mais mata no mundo.
O câncer é a segunda doença que mais mata, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas é possível evitar que vidas sejam perdidas por meio de diagnósticos precoces que, aliados aos tratamentos adequados, elevam as chances de recuperação das pessoas com a doença.
O curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) tem a atenção e cuidados ao paciente com câncer como parte da sua ementa, em uma disciplina dedicada totalmente ao estudo da Oncologia e à assistência dos profissionais da Enfermagem nessa área específica. Desse modo, os estudantes da graduação passam a entender o funcionamento da doença e experimentam uma abordagem educativa com mais profundidade.
Além da parte acadêmica, o curso também promove ações educativas entre alunos, profissionais e a sociedade caririense.
A professora do curso de Enfermagem Nadja França ressalta que os alunos têm parte de suas práticas voltadas à prevenção e cuidados aos pacientes com câncer de mama, ovários, colo do útero e próstata.
“Os alunos do curso de Enfermagem realizam coleta de exame citopatológico para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, orientam quanto ao câncer de próstata durante os estágios de Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Saúde do Trabalhador e Estágio Supervisionado”, observa a profa. Nadja França.
O corpo humano é formado por células e, normalmente, elas se dividem, amadurecem e morrem, renovando-se a cada ciclo. O câncer se desenvolve quando células anormais deixam de seguir esse processo natural, sofrendo mutação e se dividindo descontroladamente, produzindo as células cancerígenas que, quando acumuladas, formam uma massa chamada de tumor.
O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros e cada um pode ser acometido por tipos diferentes, mais ou menos agressivos.
A profa. Nadja França comenta que, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os principais tipos de câncer que acometem homens no Brasil são: próstata, cólon e reto, traquéia, brônquios e pulmão e estômago.
Já os principais tipos que acometem as mulheres no Brasil são: mama, cólon e reto, colo do útero, traquéia, brônquios e pulmão e tireóide.
Veja mais: Estimativa 2020 da Incidência de Câncer no Brasil
Pensando em auxiliar a população quanto a meios para a prevenção ao câncer voltados a uma manutenção da saúde e melhor qualidade de vida, o curso de Enfermagem da Unileão preparou 12 dicas para prevenir a doença, confira:
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.