Data foi instaurada no calendário brasileiro pela Lei nº 12.073, de 29 de outubro de 2009.
Com o objetivo de lembrar para a população a importância da inclusão de pessoas historicamente excluídas na sociedade que o dia 10 de dezembro foi escolhido como o Dia da Inclusão Social. A data foi instaurada no calendário brasileiro pela Lei nº 12.073, de 29 de outubro de 2009.
De acordo com a assistente social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e egressa do curso de Serviço Social da Unileão, Layne Antunes, a inclusão social se dá através de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade.
“A segregação social pode ser provocada por diversos motivos, como as diferenças de classe social, de educação, de idade, deficiências, gênero, preconceito social e preconceitos raciais. É pela inclusão social que podemos oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos”, aponta Layne Antunes.
Papel do Serviço Social na inclusão
O Serviço Social é uma profissão que trabalha para atender as necessidades sociais da população, defendendo seus direitos básicos e a estruturação de uma sociedade mais igualitária.
“Os assistentes sociais procuram englobar, na luta pelos direitos da população, as esferas política, econômica e social. Sua atuação adquire importância no sentido de possibilitar a autonomia do ser humano como um todo”, finaliza a assistente social Layne Antunes.
Estude Serviço Social na Unileão
Com visão generalista, empatia e boa comunicação, o bacharel em Serviço Social formado pela Unileão é capaz de investigar, planejar e executar projetos voltados ao combate das desigualdades sociais, propondo soluções para a melhoria da qualidade de vida da população.
Com o Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS), os alunos e professores realizam atendimentos por meio de entrevista social e ações socioassistenciais. Elaboram e problematizam os relatórios sociais, orientam e encaminham os usuários para estudos relacionados ao cotidiano do assistente social e à política de saúde.
Na Unileão, o curso abrange ensino, pesquisa e extensão, qualificando de forma sólida o profissional responsável por garantir o bem-estar e a integração de indivíduos na sociedade.
Ação para atuar contra a desigualdade social.