Unileão faz retrospectiva de 2020 em alusão ao Dia da Lembrança

Instituição apresenta os principais momentos que marcaram o ano da comunidade acadêmica.

26/12/2020 09:00 am - Atualizado em 06/01/2021 16:44 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Fim de ano é a época que marca o encerramento de mais um ciclo na vida das pessoas. Para muita gente, o período apresenta uma oportunidade para a reflexão sobre o que aconteceu nos últimos 12 meses, bem como permite que sejam traçadas as metas para os próximos 365 dias.

Como forma de reconhecer esse momento de análise dos aprendizados recentes que o dia 26 de dezembro foi escolhido para celebrar o Dia da Lembrança e, em alusão à data, a Unileão relembra momentos que marcaram o ano de 2020 da sua comunidade acadêmica.

Retrospectiva 2020 Unileão

Com a pandemia do novo coronavírus e as regras de isolamento estabelecidas pelas autoridades em todos os locais do mundo, as pessoas tiveram que se adaptar a novas rotinas e a outras formas de se relacionar em sociedade. Entretanto, o ano também foi uma oportunidade para o entendimento do quanto é importante passar momentos com quem se ama.

Foi com um gesto de amor que o ano começou para a Unileão. Durante a Colação de Grau 2019.2, realizada em janeiro, o então recém-graduado no curso de Direito da Unileão Bruno Diógenes Sales de Souza quebrou os protocolos da solenidade e pediu a namorada e colega de curso, Bruna de Freitas Oliveira, em casamento.

Ainda no começo do ano, em fevereiro, os projetos arquitetônicos do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e da Academia-Escola Unileão foram indicados para o prêmio Building of the Year, promovido pelo ArchDaily, principal portal de arquitetura do mundo.

Em março, a Unileão teve que parar um pouco, devido ao cenário ameaçador e ainda incerto do novo coronavírus. Mas essa paralisação foi curta, já que a Instituição, visando beneficiar os estudantes e assegurar a saúde deles e dos seus respectivos familiares, reestabeleceu as atividades de forma remota e segura pouco tempo depois de suspender as aulas presenciais.

Pensando nas pessoas em situação de vulnerabilidade social, mais propensas às dificuldades da pandemia, a Instituição promoveu, ainda no primeiro semestre, a campanha Corrente do Bem, que buscou a arrecadação e doação de donativos para entidades filantrópicas da região do Cariri.

Enquanto a Instituição se adaptava ao “novo normal”, a comunidade acadêmica fazia o mesmo. Os egressos dos cursos de Saúde passaram a atuar na linha de frente no combate ao novo coronavírus, atuando em hospitais e clínicas da região. Além disso, os profissionais formados pela Unileão seguiram alcançando bons resultados em seleções acadêmicas, concursos e ocupando as melhores vagas de emprego por todo o país.

Eventos on-line e celebrações de cursos

O ano de 2020 também foi de comemoração para cursos da Unileão, marcando os 10 anos da graduação de Odontologia, 15 anos de Fisioterapia e 10 anos de formação da primeira turma do curso de Serviço Social. Para celebrar esses marcos, foram realizados diversos eventos, também em formato digital, como o X Congresso de Fisioterapia do Cariri (CONFIC) e o II Congresso de Odontologia – IX Jornada de Odontologia da Unileão.

O formato on-line não se limitou aos eventos. Visando assegurar a saúde dos membros da comunidade acadêmica e seus familiares, a Unileão passou a realizar atendimentos e migrar todos os processos seletivos de ingresso aos cursos da Instituição para o ambiente virtual.

Doutorado e avaliações do MEC

A Instituição também seguiu em busca de parcerias para continuar oferecendo as melhores oportunidades aos seus estudantes e egressos. Recentemente, a Unileão abriu as inscrições para a primeira turma de Doutorado em Educação, oferecido em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Outra conquista que pode ser citada em 2020 diz respeito ao esforço conjunto e à parceria entre Instituição e comunidade acadêmica, que refletiu nos resultados das avaliações do Ministério da Educação (MEC). O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente ao ano de 2019, divulgado em outubro desse ano, confirmou a Unileão como uma das melhores Instituições de Ensino Superior Privadas do Ceará e disparada a melhor do Cariri.

Esse resultado foi determinante para o Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ciclo de avaliação de 2019. Os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia obtiveram nota 4 no indicador, enquanto o curso de Bacharelado em Educação Física alcançou a avaliação máxima, sendo classificado com nota 5. Os cursos com conceitos 4 e 5 são graduações de excelência, vistos como referência pelas demais graduações do país.

Estrutura premiada

O projeto arquitetônico da Academia-Escola continuou chamando atenção nacional e internacionalmente, sendo indicado para estar entre as 20 obras selecionadas para representar o Brasil na 3ª edição do Prêmio Oscar Niemeyer, iniciativa da Rede Bienal de Arquitetura da América Latina (REDBAAL), e foi premiado na 7ª edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2020.

Essas são apenas algumas das lembranças que a Unileão faz questão de partilhar com a comunidade no fim do ano. A Instituição espera que, em 2021, possa construir ainda mais memórias inesquecíveis entre seus alunos, professores, funcionários técnico-administrativos, gestores, diretores e a população do Cariri.