Estudo teve como objetivo demonstrar os efeitos anti-inflamatórios de produtos naturais derivados de folhas e cascas de frutas cítricas, como a tangerina.
A fisioterapeuta, egressa e docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), Lindaiane Dantas, defendeu uma tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química Biológica da URCA neste ano de 2020. O trabalho dela teve como objetivo demonstrar os efeitos anti-inflamatórios de produtos naturais derivados de folhas e cascas de frutas cítricas, como a tangerina.
Os resultados obtidos no estudo foram submetidos e publicados em revistas internacionais, dentre eles, o trabalho intitulado “Nootkatone Inhibits Acute and Chronic Inflammatory Responses in Mice” foi publicado na revista científica internacional Molecules.
Confira o artigo completo aqui!
A tese de doutorado da profa. Lindaiane Dantas ressalta que as doenças inflamatórias estão entre os principais problemas mundiais de saúde pública e apresenta evidências de que componentes obtidos a partir de produtos naturais podem se configurar em alternativas promissoras para o tratamento dessas enfermidades.
“O estudo teve a finalidade de avaliar in vivo e in sílico a atividade anti-inflamatória dos sesquiterpenos valencene (VNL) e nootkatona (NTK), derivados de plantas cítricas em modelos pré-clínicos de inflamação aguda e crônica”, observa a docente.
Molecules (ISSN 1420-3049; CODEN: MOLEFW) é o principal periódico internacional de acesso aberto revisado por pares de química. A revista possui Fator de Impacto 3,267 (2019) e é publicado quinzenalmente de forma on-line pela MDPI.
Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.