Estudantes do curso intervêm na sociedade por meio de ações políticas e socioeducativas no Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS) e Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).
Os estudantes do curso de Serviço Social do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) fazem parte das mudanças que querem para o mundo. Eles promovem transformação social na vida de milhares de pessoas todos os anos pela atuação no Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS) da Unileão e Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), onde são feitas intervenções com uma média de 800 famílias e 65 atendimentos coletivos em visitas institucionais.
Para a coordenadora do curso de Serviço Social da Unileão, profa. Márcia Figueirêdo, a interação dos alunos com a população os inserem no contexto das dinâmicas da realidade vivenciada pelas pessoas da sociedade brasileira, possibilitando a aquisição de experiência em vários campos de atuação na área das políticas sociais setoriais.
“Desenvolvemos atividades no âmbito dos Direitos Humanos, como o enfrentamento do preconceito racial, as políticas públicas para a população LGBT, violência contra mulher, abuso sexual contra crianças e adolescentes, dentre tantos outros assuntos que favorecem uma visão crítica e emancipatória”, observa a coordenadora.
O compromisso dos alunos com a liberdade, justiça e democracia não para na graduação ou no campus, mas passa a promover mudanças no mundo quando os estudantes se formam e levam para a sociedade ações de enfrentamento às desigualdades sociais e a atuação profissional se guia para garantia da efetivação dos Direitos Humanos e cidadania.
O curso de Serviço Social da Unileão tem 15 anos de atuação e a única graduação ofertada em modalidade presencial na região do Cariri cearense. O curso forma assistentes sociais capazes de garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social tenham seus direitos assegurados por meio do planejamento e execução de políticas, programas e projetos sociais nas mais diversas áreas.
“O curso de Serviço Social da Unileão compromete-se com a formação dos futuros assistentes sociais com sede de transformar a realidade, revestida de um sério rigor com o trato teórico-metodológico”, frisa a profa. Márcia Figueirêdo.
A docente ressalta que o mercado está aberto para a profissão e que os assistentes sociais formados podem ingressar em vários setores como:
“Sem dúvidas, a assistência social é uma das profissões mais gratificantes e a área de Serviço Social tem muita demanda no mercado, com altas taxas de empregabilidade”, avalia a coordenadora do curso de Serviço Social da Unileão.
Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para ingressarem na Unileão em 2021 com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 100%. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.
É possível, ainda, ingressar em 2021 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e aproveitar condições especiais para a matrícula. No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão. Confira o edital neste link.
Ação para atuar contra a desigualdade social.