Representantes da Unileão se reúnem com coordenadora de Educação Permanente de Juazeiro do Norte em busca de solução para a imunização de estudantes da Instituição

Encontro ocorreu de forma remota na manhã desta segunda-feira (22) e contou com a participação da coordenadora de Educação Permanente em Saúde do município, Ana Kaline Mendes Figueiredo.

22/03/2021 15:02 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O reitor do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), prof. Jaime Romero, integrantes do Comitê Pedagógico e do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Instituição participaram de uma reunião virtual com a coordenadora de Educação Permanente em Saúde do município, Ana Kaline Mendes Figueiredo, na manhã desta segunda-feira (22).

No encontro, a Unileão reforçou o pedido que vem fazendo reiteradamente à Prefeitura de Juazeiro do Norte para que os estudantes concluintes dos cursos de Saúde da Instituição sejam imunizados e possam seguir com as atividades presenciais, bem como ofertando serviços de saúde de qualidade para a população do Cariri.

“Estamos obrigados a suspender o atendimento da população e as atividades práticas dos cursos de Saúde porque esses alunos não estão imunizados. Não queremos furar fila, reforçamos a necessidade de que se tenha critérios para a vacinação, mas os estudantes na linha de frente devem estar na mesma prioridade na fila das vacinas”, enfatiza o prof. Jaime Romero.

Número reduzido de vacinas limita grupos prioritários

Durante a reunião, a coordenadora de Educação Permanente em Saúde de Juazeiro do Norte explicou que, diante do número reduzido de vacinas que chegam à cidade e das orientações recebidas pelo Ministério Público e por meio de notas técnicas encaminhadas por setores competentes vinculados à Secretaria de Saúde do Governo do Estado, há uma limitação nos grupos prioritários que estão sendo vacinados.

Ela salientou que, no caso dos estudantes, a orientação recebida foi de que apenas concluintes dos cursos de Medicina e Enfermagem, cuja atuação ocorra em hospitais, deveriam ser vacinados no presente momento, sendo ampliada a vacinação futuramente para alunos de Fisioterapia e de Odontologia, seguidos das demais graduações da Saúde.

Com base na informação apresentada, o reitor da Unileão pediu que a Clínica-Escola fosse reconhecida como uma unidade de atendimento em saúde com relevância similar a dos hospitais, tendo em vista que fornece serviços essenciais para a população há 9 anos, de modo que os estudantes da Instituição possam ser imunizados e seguirem com as atividades práticas que oferecem conhecimentos necessários para a formação profissional deles.

“A Clínica-Escola não é só uma escola, mas realiza atendimento prioritário e de qualidade em diversas áreas da Saúde”, observa o prof. Jaime Romero. Ele frisa que o equipamento, que anualmente costuma realizar cerca de 50 mil atendimentos, poderá chegar ao fim do ano com 10% da sua capacidade de apoio à população caso o atual cenário se prolongue.

Antes de encerrar o encontro, Ana Kaline Mendes Figueiredo destacou que os ofícios enviados pela Unileão já foram repassados para os setores competentes, reconheceu o trabalho da Instituição e informou que levaria as demandas apresentadas para a Coordenação de Imunização de Juazeiro do Norte. Os representantes da Unileão agradeceram a atenção e aproveitaram a oportunidade para solicitar, também, uma reunião com a presença da coordenadora de Imunização do município, pedido que ficou de ser avaliado pelo setor.