Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde e data escolhida faz alusão ao dia de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nesta quarta-feira (7), comemora-se o Dia Mundial da Saúde. A data foi criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde e escolhida em alusão ao dia de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar a respeito da qualidade de vida e ampliar a visão da sociedade para os diferentes fatores que afetam a saúde populacional.
Conforme a Organização Mundial da Saúde, estar saudável significa algo bem mais amplo do que apenas não ter uma doença. “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, define a OMS.
A professora do curso de Enfermagem da Unileão Aline Morais avalia que as ações de promoção de saúde têm grande importância na melhora da qualidade de vida da população e podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva.
“Durante a pandemia, as iniciativas de promoção da saúde buscam manter as ações de educação em saúde direcionadas à autonomia das pessoas, à formação da consciência crítica, à cidadania participativa e à superação das desigualdades sociais, auxiliando ainda no enfrentamento do isolamento social e das medidas de segurança contra a covid-19”, afirma a docente.
O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), por meio dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Odontologia, Psicologia e Educação Física, oferece várias ações e atendimentos em saúde à população da região do Cariri durante todo o ano.
Os estudantes do curso de Enfermagem da Unileão, por exemplo, promovem diversas atividades em hospitais, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas e nas comunidades da região, o que proporciona uma formação acadêmica complementar baseada no contato direto com as pessoas.
Os serviços ofertados nessas atividades de Enfermagem são voltados à saúde da mulher, da criança, ao autocuidado nas doenças crônicas e à qualidade de vida das pessoas idosas. Essas ações são desenvolvidas a partir das disciplinas do curso, ligas acadêmicas, projetos e programas, dentre outras iniciativas.
Os cursos de Educação Física da Unileão também realizam projetos e ações pelos quais promove a saúde e o bem-estar da comunidade acadêmica e de integrantes da sociedade caririense por meio da prática de exercícios físicos. Com uma estrutura planejada para uma formação completa e eficiente dos estudantes, a Instituição conta com o maior Complexo Esportivo do Cariri, composto por piscina semiolímpica, quadras poliesportivas, quadras de areia, campo de futebol society e Academia-Escola.
Já o curso de Fisioterapia, por meio da Clínica-Escola, oferece recursos importantes para a recuperação e tratamento da população do Cariri. O espaço conta com infraestrutura e equipamentos modernos, além da atuação de professores especialistas em diversas áreas da Fisioterapia e alunos treinados e capacitados para os atendimentos.
Os cursos de Biomedicina, Odontologia e Psicologia da Unileão também prestam variados serviços à população na Clínica-Escola. O equipamento nasceu com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos um ambiente de prática em suas áreas de formação e oferecer à comunidade atendimentos em diversas especialidades na área da Saúde, de forma acessível e com qualidade, fortalecendo o papel social da Instituição. Os atendimentos são feitos pelos acadêmicos, com a orientação de professores com vasta experiência profissional.
A Clínica-Escola Unileão, localizada no campus Lagoa Seca, é uma referência no Ceará. Com uma estrutura encontrada somente nos grandes centros, o equipamento foi construído nos mais altos padrões e visando minimizar os impactos ambientais. Na sua estrutura, são utilizadas placas metálicas que diminuem o uso de madeira e é coberta por uma lona que atua no resfriamento do prédio, reduzindo a necessidade de consumo de energia elétrica.
Para mais informações sobre os serviços ofertados pela Clínica-Escola, os interessados podem entrar em contato com a Recepção do espaço pelo telefone (88) 2101-1065.
Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.