Data faz alusão ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil.
Nesta quinta-feira (8), comemora-se o Dia Nacional do Sistema Braille. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas de inclusão, que possibilitam que as pessoas cegas ou com pouca visão estejam inseridas no sistema educacional brasileiro, e faz alusão ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil.
Para o professor do curso de Fisioterapia da Unileão Antonio José dos Santos Camurça, a inclusão social promove a equiparação de oportunidades e o pleno acesso aos recursos da sociedade. O docente reforça que a educação é uma das ferramentas que colabora para que esse processo de inclusão ocorra plenamente.
“Ensinar nossos alunos a participarem ativamente do processo de inclusão é um ato de cidadania na equiparação dessas pessoas em relação à sociedade. O conhecimento e a sensibilização adequada tornam o indivíduo capaz de conduzir meios para uma convivência equânime e justa”, afirma o prof. Antonio José dos Santos Camurça.
Segundo a profa. Marcia Clébia, também docente do curso de Fisioterapia da Unileão, a criação de políticas públicas é essencial para a inclusão de pessoas cegas ou com pouca visão na sociedade, pois possibilitam não só o avanço conceitual com relação à escolarização em todos os níveis de ensino, mas também garantem a igualdade de oportunidades e a efetivação dos direitos.
“As políticas públicas contribuem para que essa parcela da população não seja somente inserida no meio educacional, mas que lhes sejam concedidos meios adequados para a inclusão, garantindo a expansão do atendimento educacional especializado e a democratização dos recursos de tecnologia assistiva acessíveis dentro desses espaços”, completa a profa. Marcia Clébia.
Ainda de acordo com a docente, outro recurso importante são as campanhas que auxiliam na promoção de conhecimento e na conscientização de que a inclusão das pessoas cegas ou com pouca visão na escola é necessária e se constitui como um direito, a fim do desenvolvimento das potencialidades desses cidadãos e da desmistificação do capacitismo.
O sistema Braille é um processo de escrita e leitura criado pelo francês Louis Braille (1809 – 1852), que perdeu a visão aos 3 anos. Baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada, o sistema permite que pessoas com deficiência visual, parcial ou total, tenham acesso à leitura.
Com o Braille, pode-se fazer a representação tanto de letras quanto de algarismos e sinais de pontuação. A leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.
Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.