Capítulo publicado por aluno e professor em livro da Editora Devires traz uma análise de música da cantora Linn da Quebrada
O estudante Isaac Marlon Vasconcelos e o prof. Me. Júnior Linhares, ambos do curso de Psicologia da Unileão, publicaram o artigo intitulado “Bicha, preta, periférica: por uma Psicologia aberta à diversidade” em capítulo do livro “Bixas pretas: dissidências, memórias e afetividades”, da Editora Devires. O estudo foi elaborado em colaboração com a professora de pós-graduação em Psicologia Clínica, Dra. Maria Cristina Amazonas (UNICAP).
De acordo com o prof. Me. Júnior Linhares, a publicação do estudo é de extrema relevância por possibilitar uma horizontalização na produção e compartilhamento de reflexões sobre o assunto. Ele avalia que o artigo traz perspectivas desconstrucionistas, que evidenciam as intersecções de gênero, sexualidade, raça e classe de forma consistente, contribuindo para o olhar sobre a diversidade na produção de conhecimento científico.
“Pra mim, publicar mais uma vez sobre diversidade é reafirmar um compromisso ético da Psicologia e também meu lugar dentro da pesquisa, de um lugar que ainda é muito branco, hétero e masculinizado. O capítulo do livro trata da abertura da Psicologia ao novo, a não patologização da loucura, a degustar-se de representações artísticas que trazem à tona um sujeito que precisa do nosso profissionalismo ético e comprometido com as diversidades oprimidas”, frisa Isaac Vasconcelos.
A Editora Devires (ED) é uma empresa criada em 16 de janeiro de 2017 com o objetivo de suprir uma lacuna no mercado editorial, na publicação de textos acadêmicos e literários produzidos no campo das sexualidades e gêneros, raça e classe, que dialoguem com os estudos queer, pós-coloniais, subalternos, crip, transfeministas etc, e que periodicamente propõem editais para a seleção de artigos científicos para publicação no formato de capítulo de livro.
Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.