Unileão doa equipamentos de biossegurança para atendimentos odontológicos na rede pública municipal de saúde

Acessório desenvolvido na Unileão a partir de um artigo científico impede que gotículas de saliva se espalhem no ambiente dos consultórios odontológicos

18/05/2021 18:00 pm - Atualizado em 19/05/2021 13:41 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizou, nesta quarta-feira (19), a doação de 10 unidades de Barreira Individual de Biossegurança Odontológica (BIBO) para a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. O equipamento, desenvolvido na Unileão a partir de um modelo proposto em um artigo científico, atua como uma barreira que impede que as gotículas de saliva lançadas no ar pelo uso dos instrumentos odontológicos, principalmente o motor de alta rotação, se espalhem no ambiente dos consultórios.

Estiveram presentes no momento de entrega, que ocorreu no campus Lagoa Seca da Unileão, a coordenadora de Educação Permanente em Saúde do município, Ana Kaline Mendes, os coordenadores do curso de Odontologia da Unileão, prof. Rodrigo Murrer e prof. Thyago Campos e a coordenadora de Saúde Bucal do município de Juazeiro do Norte, Sakaia Erlene.

Implantação da BIBO na Unileão

Desde o início da pandemia, o curso de Odontologia da Unileão criou uma Comissão Especial de Biossegurança com o objetivo de estudar as implicações do novo vírus para os processos pedagógicos desenvolvidos no curso, nas salas de aula, laboratórios e, principalmente, na Clínica-Escola.

Para isso, foram envolvidos professores de áreas básicas e clínicas, que passaram a integrar fóruns nacionais e internacionais de estudo do novo vírus e de medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Segundo o prof. Rodrigo Murrer, coordenador do curso de Odontologia da Unileão, um dos resultados dos trabalhos dessa comissão foi a descoberta da BIBO, que é um dispositivo simples e que demonstrou ser eficiente em reduzir a dispersão de contaminação, o que incentivou a Instituição a adotá-lo como medida de biossegurança para o ambiente da Clínica de Odontologia da Unileão.

“O desenvolvimento do equipamento foi todo feito na Unileão com base no modelo proposto no artigo. Depois de pronto, o produto foi avaliado pela Comissão Especial de Biossegurança do curso, que fez algumas sugestões de melhoria, o que permitiu a construção do modelo final que está sendo usado nas clínicas da Instituição e doado para a Prefeitura de Juazeiro do Norte”, explica o prof. Rodrigo Murrer.

As peças a serem doadas para a rede municipal de saúde serão instaladas em clínicas de atendimento odontológico de Juazeiro do Norte, garantindo uma maior segurança para a população da região e para os profissionais que atuam nesses locais.

Mais sobre a BIBO

A Barreira Individual de Biossegurança Odontológica (BIBO) é uma moldura que permite a colocação de uma barreira de plástico em torno dos pacientes para conter a difusão do spray que é produzido durante os procedimentos realizados nos atendimentos odontológicos. Após o atendimento, o plástico colocado na moldura é descartado e substituído por um novo logo após a efetiva higienização da superfície da BIBO com álcool 70%.

Saúde e beleza buco-facial.